Banca de DEFESA: JAMAICA GINA ELOI DE SOUZA GUIMARÃES

DISCENTE: JAMAICA GINA ELOI DE SOUZA GUIMARÃES
DATA : 22/06/2023
LOCAL: Pós-Graduação em Saúde Translacional

ASSOCIAÇÃO ENTRE RESPOSTA Th1 e Th2 E A GRAVIDADE DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR SARSCoV-2.

Citocinas; COVID-19; SarsCov2; Síndrome Respiratória Aguda Grave; Mortalidade.

A tempestade de citocinas está sendo considerada como um dos principais mecanismos que contribuem para a lesão pulmonar aguda e o desenvolvimento da COVID-19. Diante do papel fundamental que as citocinas parecem desempenhar na fisiopatologia da COVID-19, torna-se essencial analisar e compreender melhor os fatores subjacentes que influenciam no agravamento da doença. Neste contexto, o estudo visou analisar os perfis das citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias e a gravidade da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, observacional retrospectivo, envolvendo 167 pacientes que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva apresentando SRAG por COVID-19. Os dados referentes as informações sociodemográficas e clínicas foram coletados através dos prontuários dos pacientes e tabulados em uma planilha. Os dados laboratoriais foram obtidos através pesquisa realizada no setor de Imunologia do Instituto Aggeu Magalhães – Fundação Fio Cruz e, posteriormente, inseridos e tabulados juntamente com os dados obtidos anteriormente. Para a análise dos dados, foram utilizados os Softwares SPSS 13.0 (Statistical Package for the Social Sciences) para Windows e o Microsoft Excel 365. Houve diferença estatisticamente significativa nos níveis das citocinas IFN-Y, IL-10 e IL-6 em relação aos momentos analisados. Ainda houve relação dos níveis de citocinas, especialmente a IL-6 e IL-10 com o grau de comprometimento pulmonar, necessidade de ventilação mecânica, tempo de internação hospitalar e óbito. Houve relação significativa entre índices elevados das citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias com a gravidade da SRAG, especialmente em relação aos níveis de IL-6 e IL-10.

Externa à Instituição - FABIANNE MAISA DE NOVAES ASSIS DANTAS - UPE
Externo ao Programa - 1130960 - JOSE ANGELO RIZZO - UFPEExterna à Instituição - LIDIER ROBERTA MORAES NOGUEIRA - FPS
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08