PPGMedtrop-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUAN ARAÚJO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUAN ARAÚJO BEZERRA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Videoconferência (participação de membro de fora do Estado).

ANÁLISE EPIODEMIOLÓGICA E ASSOCIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DAS CITOCINAS e QUIMIOCINAS IL-1β, IL-6, IL-10, IL-17A, CCL2, CXCL8, CXCL9 e CXCL10COM A PERSISTÊNCIA DAS ALTERAÇÕES REUMATOLÓGICAS EM
PACIENTES NA FASE CRÔNICA DA FEBRE CHIKUNGUNYA.

Vírus Chikungunya; Febre Chikungunya; Artrite reumatoide autoimune; Epidemiologia da CHIKF; Citocinas e Quimiocinas na CHIKF.

A febre Chikungunya é uma doença ocasionada através da infecção pelo vírus Chikungunya, com registros em mais de 100 países espalhados pelas regiões da África, Ásia, Europa e Américas, onde os acometidos podem vir a desenvolver alterações reumatológicas com dores fortes e persistentes,  podendo ser ocasionadas pela presença de interleucinas e quimiocinas como a IL-1β, IL-6, IL-10, IL-17A, CCL2, CXCL8, CXCL9 e CXCL10 nas articulações, proporcionando inflamações prolongadas, afetando a qualidade de vida dos acometidos causando limitações em suas ações comportamentais, tais como a realização de aferes domésticos e atividades laborais.Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivos realizar uma analise epidemiológica, quantificar e verificar a associação dos níveis séricos das citocinas e quimiocinas com a persistência das alterações reumatológicas em indivíduos na fase crônica da CHIKF. Foi realizado um estudo transversal analítico comparativo entre grupos, onde os indivíduos participantes foram distribuídos em três grupos distintos: O grupo CHIKF composto por indivíduos na fase crônica da febre chikungunya com alterações reumatológicas persistentes; O grupo CHIKF+AR composto por indivíduos com artrite reumatóide autoimune e que tiveram a febre chikungunya; Grupo AR composto por indivíduos apenas com artrite reumatóide autoimune. Após a assinatura de um termo com consentimento livre e esclarecido para maiores de 18 anos, foi realizada uma entrevista com os participantes para obtenção de dados sociodemográficos e comportamentais. Os dados clínicos e laboratoriais foram obtidos por meio da análise do prontuário. Foi realizada coleta sanguínea em tubos de 5 mL e as amostras encaminhadas ao Setor de Virologia do Instituto de Pesquisa Keizo-Asami (iLIKA) para processamento e armazenamento. Foi realizada sorologia para detecção do anti-CHIKV (IgG) em todas as amostras coletadas seguindo as recomendações dos fabricantes. Foi realizada a quantificação das citocinas e quimiocinas por meio da citometria de fluxo no setor de imunoparasitologia do Instituto de Pesquisa Ageu Magalhães seguindo as recomendações dos fabricantes. Os resultados epidemiológicos mostraram uma prevalência do Anti-CHIKV (IgG)  de 75% (120/160) e as características analisadas e relacionadas a persistência da CHIKF foram raça parda (< 0.00011), afastamento de atividades cotidianas (< 0.0001), ter tido alguma arbovirose (0,0012), Artralgia (0,0001), dor no Pescoço (< 0.0001),dor nos ombros (< 0.0001), dor nos cotovelos (< 0.0001), dor na região dos pulsos e dedos (< 0.0001), dor nos quadris (< 0.0001), dor nos joelhos (0,0349), Intensidade das dores (< 0.0001), Fator Reumatóide (<0.0001), RDW (< 0.0001) Basófilos (0,0104), Linfócitos (0,0351) e Monócitos (0,0286).Os resultados imunológicos mostraram que os níveis de IL-1βforam significativamente maiores no grupo CHIKV+AR em comparação com os grupos CHIKV (p = 0,0004) e AR (p = 0,0067). A IL-6 também apresentou níveis mais elevados no CHIKV+AR em comparação aos grupos CHIKV e AR: (p < 0,0001) e(p  0,0413), respectivamente. Além disso, a IL-6 foi maior no grupo AR do que no CHIKV (p = 0,0237). IL-10 e IL-17A também foram significativamente maiores no CHIKV+AR do que nos outros grupos: IL-10, RA-CHIKV vs. CHIKV (p = 0,0403) e CHIKV+ARvs. RA (p = 0,0105); IL-17A, CHIKV+AR vs. CHIKV (p = 0,0006) e CHIKV+AR vs. RA (p = 0,0055). Os níveis de CXCL-8 foram maiores no grupo de CHIKV do que no grupo da AR (p = 0,0085).CXCL9 foi maior no CHIKV do que no grupo CHIKV+AR (p = 0,0376). Os níveis de CXCL10 foram maiores no grupo CHIKV em comparação com CHIKV+AR (p = 0,0003) e AR (p = 0,0411). Com relação aos dados laboratoriais, os níveis de FR foram maiores no grupo AR do que no CHIKV (p <0,0001), assim como no grupo CHIKV+AR em comparação ao CHIKV (p = 0,01).Não houve diferença significativa nos níveis de PCR. Como conclusão, vimos que a análise epidemiologica mostrou que possuir a raça parda pode ser um fator de predispossição a aquisição do CHIKV, além de que, se o indivíduo já possuir artrite reumatóide autoimune e se infectar pelo CHIKV, ele terá agravamento de suas dores pre-existentes e de alterações em seus dados laboratoriais como RDW, fator reumatóide e contagem de leucocitos. Relacionado a analise imunológica, podemos observar que as citocinas IL-β, IL-6, il-10 e IL-17A e quimiocinas CXCL-8, CXCL-9 e CXCL-10 tiveram níveis maiores em indivíduos apenas com CHIKF e indivíduos com Artrite reumatóide autoimue que tiveram CHIKF, mostrando que a CHIKF é uma doença séria que promove dores fortes e persistentes assim como descritos na literatura, além de proporcionar agravavamento da dor em indivíduos que já possuem dores reumatológicas pre-existentes, no entanto, há necesidade de mais estudos para melhor esclarecimento desse sinergismo.

Externo à Instituição - JOSE VALTER JOAQUIM SILVA JUNIOR
Externa à Instituição - JULIANA PRADO GONÇALES
Interna - 1134481 - LIBIA CRISTINA ROCHA VILELA MOURA
Presidente - 1134000 - MARIA ROSANGELA CUNHA DUARTE COELHO