PPGSC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: Julianne Damiana da Silva Vicente

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Julianne Damiana da Silva Vicente
DATA : 27/06/2022
LOCAL: PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM SAUDE COLETIVA

SOBREVIDA DE PESSOAS IDOSAS VIVENDO COM HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES, PERNAMBUCO, BRASIL.

Análise de Sobrevida; Idoso; HIV.

A infecção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a evolução para a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS), consistem em problemas de grande relevância para a saúde pública em todo o mundo. Embora os idosos correspondam a uma proporção menor entre as faixas etárias infectadas, tem ocorrido um aumento significativo na incidência nos últimos anos. A ampliação do número de casos na população idosa relaciona-se a alguns elementos, como o prolongamento da sobrevida devido à terapia antirretroviral. A partir disso, este estudo objetiva analisar a sobrevida de pacientes idosos com HIV/AIDS, segundo aspectos sociodemográficos e clínicos, acompanhados em um Serviço de Atenção Especializada (SAE), no município do Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-analítico, observacional e longitudinal, a partir de uma coorte retrospectiva fixa de idosos infectados pelo vírus HIV, no período de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2021. Os dados serão coletados a partir dos prontuários de acompanhamento de consulta, bem como de planilhas preenchidas diariamente pela equipe do SAE, apresentadas em programa Microsoft Excel. Serão incluídos no estudo todos os prontuários dos idosos acompanhados no período previamente definido, assim como todos os pacientes idosos com acompanhamento ativo e/ou já encerrados, seja por motivo de alta, transferência, abandono ou óbito. Serão excluídos da pesquisa todos os pacientes idosos que deram entrada no SAE após dezembro de 2021, registros duplicados ou com informações ilegíveis no prontuário. O processo de coleta de dados ocorrerá in loco. Na análise de sobrevida para as medidas de associação entre grupos, será utilizado o Hazard Ratio (HR), e o cálculo se dará pelo método Kaplan-Meier. Por se tratar de dados envolvendo seres humanos, serão seguidos todos os critérios demandados pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, e o projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um estudo que possibilitará compreender o perfil dos idosos vivendo com HIV, uma vez que avaliar a qualidade de vida é fundamental, principalmente pela evolução da infecção, aumento da sobrevida e convívio com esse vírus estigmatizante perante a sociedade.

Interna - 1721818 - ALBANITA GOMES DA COSTA DE CEBALLOS
Presidente - 2496158 - GABRIELLA MORAIS DUARTE MIRANDA
Externa ao Programa - 2557678 - VANESSA DE LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 15:51