PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SERGIO LUIS DA SILVA CALISTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO LUIS DA SILVA CALISTO
DATA : 28/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA
TÍTULO:

ANÁLISE DE CUSTO-EFETIVIDADE DOS TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS ORAIS DA BEXIGA HIPERATIVA: UM ESTUDO VOLTADO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BASEADO EM ÁRVORE DE DECISÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

 Síndrome da bexiga hiperativa. Incontinência urinária. Custo-efetividade.

 


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A síndrome da bexiga hiperativa (SBH) é condição clínica crônica de alta prevalência na população com mais 40 anos, cuja prevalência mundial é de 20,1% (546 milhões de indivíduos). Efeitos negativos geram impacto econômico para pacientes e para os sistemas de saúde. Esta pesquisa avaliou as relações de custo-efetividade de todas as opções de tratamento oral para SBH disponíveis no Brasil. Com modelo de árvore de decisão, com horizonte temporal de um ano, simulação de coortes hipotéticas balizadas por dados da literatura, tendo como cenário o tratamento integral pelo SUS e sob a perspectiva da sociedade brasileira, foram estimados os custos envolvidos no tratamento da condição, além da efetividade de cada alternativa. A principal medida de efetividade desenvolvida foi a persistência no tratamento. Os resultados incrementais de cada terapia foram testados em análises de sensibilidade, e apresentaram robustez. Análise de heterogrupos também foi performada. A Mirabegrona foi a droga com maior capacidade de manter persistência de tratamento, em relação aos antimuscarínicos. Porém, não demonstrou dominância frente a maioria dos comparadores. Todas as alternativas terapêuticas disponíveis no Brasil para o tratamento da síndrome da bexiga hiperativa são custo-efetivas.

 

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Síndrome da bexiga hiperativa. Incontinência urinária. Custo-efetividade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2493357 - GERALDO DE AGUIAR CAVALCANTI
Interno - 1094178 - JOSE LUIZ DE FIGUEIREDO
Externa ao Programa - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA - null
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05