PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA FERREIRA CHAVES BELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA FERREIRA CHAVES BELLO
DATA : 16/02/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

PERFIL DA ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DA MARCHA: CINÉTICA, CINEMÁTICA E ELETROMIOGRÁFIA EM PACIENTES COM AMIOTROFIA ESPINHAL 5q DEAMBULADORES.

CINÉTICA;CINEMÁTICA ;AMIOTROFIA ESPINHAL

Introdução: A atrofia muscular espinhal 5q é uma doença neuromuscular, que afeta os neurônios motores localizados na medula espinhal e tronco cerebral levando à hipotonia e fraqueza muscular progressiva, doença genética e rara. Dividida em 4 tipos de acordo com a idade de início de sintomas e gravidade, com quadro clínico bem diverso tem a sua classificação baseada na gravidade do acometimento motor. Mesmo atingindo alguns marcos motores inclusive a marcha com a evolução da doença esses marcos são perdidos. O avanço mundial das pesquisas nos últimos 5 anos com advento de alternativas terapêuticas modificadoras da doença vem modificando o seu curso natural e trazendo a necessidade de busca por novas perspectivas de tratamento clínico e de reabilitação

Objetivo: Avaliação tridimensional dos pacientes no laboratório de marcha é um método diagnóstico que vem ganhando espaço nas várias patologias e é escasso na AME, o estudo vem com objetivo de mostrar a importância da análise, visando quantificar e qualificar os dados de cinética cinemática e eletromiografia em uma população pouco estudada.

Métodos: Foi realizado um estudo clínico transversal de 15 pacientes com diagnostico de AME tipo III deambuladores confirmados com teste genético em tratamento ou não, no laboratório de marcha do Instituto Rolim, onde foram coletados dados temporais, clínicos, exame físico dos membros inferiores e, principalmente, dados cinéticos, cinemáticos e eletromiográfico através de sistema tridimensional de movimento com uso do programa Hardware BTS GAITLAB.

Resultados: São 4 pacientes do sexo feminino (28,6%) e 10 do sexo masculino (71,4%), com uma média de idade de 10,07 anos (± 4,7). A média de idade de início de sintomas é de 5,4 anos. Quanto ao tipo de deleção 12 pacientes (85,7%) SMN1 em homozigose e 2 (14,3%) deleção e mutação. Estando 9 (64,3%) em tratamento e 5 (35,7%) sem.

Conclusão: Aguardando finalização de submissão para análise.

Palavras-chave do Resumo (3 palavras):

Presidente - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Interna - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 08:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11