PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA LAILANE DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA LAILANE DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

ALTERAÇÃO NA FUNÇÃO RENAL DE PACIENTES OBESOS ACOMETIDOS POR COVID 19

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Alteração renal ; Obesidade; COVID-19.

A insuficiência renal aguda (IRA) é uma patologia assinalada por um decréscimo da taxa de filtração glomerular (TFG) durante um período de horas ou dias. Além disso, apresenta-se um aumento na concentração de creatinina sérica, e por conseguinte oligúria e/ou anúria. A insuficiência renal aguda na COVID-19 segue em estudo, pois não se sabe se as consequências são induzidos pelo próprio SARS-CoV-2 ou por uma resposta inflamatória sistêmica decorrente da “tempestade” de citocinas76. Quando os pacientes apresentam o fenômeno supracitado, a IRA pode ser resultante de uma inflamação intra-renal, acréscimo da permeabilidade vascular, diminuição de volume e cardiomiopatia, que podem levar à síndrome cardiorrenal tipo 1.

Pacientes com obesidade e sobrepeso estão sob maior risco de desenvolver formas mais graves da COVID-19 devido à desregulação da resposta imune ao estímulo do vírus, que corroboram com a produção exagerada de citocinas pró-inflamatórias, gerando a chamada “tempestade” de citocinas. Por conseguinte, visualiza-se que a defesa imune congênita dos pacientes com obesidade já se encontra em alteração, corroborando a um desbalanço no sistema de defesa contra infecções, elevando a resposta inflamatória em uma intensificação anormal dos linfócitos T. Visto isso, é válido ressaltar que o aumento primário da reposta inflamatória, próprio da obesidade, pode ser o fator mais relevante para o estado hiperinflamatório da COVID-19 grave.

Palavras-chave do Resumo (3 palavras): Alteração renal ; Obesidade; COVID-19.

Interno - 2257155 - EPITACIO LEITE ROLIM FILHO
Externo ao Programa - 2214959 - FABRICIO OLIVEIRA SOUTO - nullPresidente - 2581217 - PAULO ROBERTO CAVALCANTI CARVALHO
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 08:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04