PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAURUS VINICIUS DE OLIVEIRA CAVALCANTI

DISCENTE : THAURUS VINICIUS DE OLIVEIRA CAVALCANTI
DATA : 21/09/2022
LOCAL: Videoconferência (telepresença)

EFEITOS DE CURTO PRAZO DE UM PROGRAMA SUPERVISIONADO DE TREINAMENTO DE FORÇA EM CIRCUITO EM MULHERES CADASTRADAS EM UM PROGRAMA DE CIRURGIA BARIÁTRICA

Cirurgia bariátrica; Obesidade grau 3; Treinamento de força; Força muscular; Emagrecimento

O objetivo deste estudo foi investigar se quatro semanas de treinamento de força em circuito (TFC) supervisionado melhoram o peso corporal, estado nutricional, capacidade funcional, força muscular e marcadores bioquímicos de mulheres adultas cadastradas em um programa multidisciplinar de cirurgia bariátrica (PMBC). Estudo pré-experimental realizado num hospital universitário de referência em cirurgia bariátrica. Oito mulheres [39,9±13,5 (21 a 55) anos; IMC = 46,8±9,3 (36,8 a 62,3) kg/m²] cadastradas no PMBC do referido hospital foram submetidas à 8 sessões de TFC supervisionado, duas sessões semanais durante quatro semanas, associado ao tratamento padrão oferecido pelo PMBC. Antes (PRÉ) e após (PÓS) o TFC foram aferidas relação cintura/quadril, peso e índice de massa corporal, força muscular (valor de 1 repetição máxima [1RM] e teste de sentar e levantar), equilíbrio (teste de equilíbrio unipodal), flexibilidade (teste de sentar e alcançar), perfil lipídico e glicemia de jejum (análise bioquímica). O teste t de Student, ou teste de Wilcoxon quando aplicável, foram utilizados para analisar diferenças entre as variáveis nos momentos PÓS e PRÉ. As pacientes participaram de todas as sessões de TFC sem lesões relacionadas ao treinamento. Após a intervenção houve um percentual total de perda de peso (%TPP) de 2,9% (95% IC 1,5 – 4,2%, p<0,001) e uma redução significativa do índice de massa corporal (IMC) [1,26 kg/m² (95% IC -1,77 a -0,75kg/cm²), p=0,001]; melhora no teste de sentar e levantar (p<0,001) e flexibilidade (p=0,031); e aumento significativo nos valores de 1RM em todos os cinco exercícios testados (p<0,05). Não foram observadas alterações significativas no perfil lipídico, glicemia de jejum, equilíbrio e relação cintura-quadril. A realização de quatro semanas de TFC por mulheres cadastradas em um PMCB se mostrou viável e com possíveis contribuições para redução do peso corporal e melhoria do estado nutricional, capacidade funcional e força muscular.

Externa ao Programa - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Interno - 3315617 - ESDRAS MARQUES LINS
Presidente - 2581217 - PAULO ROBERTO CAVALCANTI CARVALHO
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 15:45