PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CRISTIANO FAUSTINO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE CRISTIANO FAUSTINO DOS SANTOS
DATA : 29/03/2022
LOCAL: Videoconferência (telepresença)

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA SUPERVISIONADO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES OBESAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RECIFE

Obesidade; Síndrome Metabólica; Exercício Físico.

Introdução: A obesidade é uma síndrome metabólica onde se trata do acúmulo elevado de gordura localizada, acometendo 55,4% da população brasileira com sobrepeso, e cerca de 20% da população com obesidade, um dos tratamentos eficazes encontrado na literatura, se trata da mudança de hábitos, realizando pratica de exercício físico para redução do peso. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de treinamento de força na composição corporal de mulheres obesas atendidas em um hospital universitário do recife. Métodos: Trata-se de um estudo experimental de caráter transversal não randomizado, peso e altura foi mensurado para cálculo de índice de massa corporal e realizado o exame de densitometria óssea via DEXA para análise da composição corporal. As variáveis sociodemográficas foram: idade, estado civil, etnia, nível socioeconômico e comorbidades. As pacientes foram divididas em dois grupos por conveniência sendo um grupo exercício (EX) que aplicou intervenção com treinamento de força e outro grupo controle (GC) sem aplicação de treinamento de força, ambos os grupos foram supervisionados por um ano. As medidas foram analisadas no primeiro contato com o paciente (PRÉ) e após um ano de prática regular do treinamento a segunda medida (PÓS). Resultados: Participaram do estudo 32 pacientes onde apenas 14 finalizaram todo o processo de treinamento e coletas, todas com idade entre 28 e 60 anos, a maioria parda ou negras e com ensino médio completo, todos os percentuais de gordura no grupo EX apresentaram reduções significativas (p<0,05) enquanto que no grupo controle não houve alterações, com relação ao percentual de gordura dos braços, ambos os grupos tiveram aumento significativo, entretanto o grupo controle apresentou maiores aumentos, o percentual de gordura e massa total androide e ginoide apresentaram reduções significativas no grupo EX enquanto que o grupo GC apresentou aumento na massa total androide e ginoide.

Externo à Instituição - GILMARIO RICARTE BATISTA - UFPB
Presidente - 2581217 - PAULO ROBERTO CAVALCANTI CARVALHO
Interna - 5315871 - SIMONE CRISTINA SOARES BRANDAO
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 15:19