PPGC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODOLFO BRILHANTE DE FARIAS

DISCENTE : RODOLFO BRILHANTE DE FARIAS
DATA : 23/02/2022
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA

AVALIAÇÃO DO PERFIL ETIOLÓGICO E DE CARACTERÍSTICAS DO EXAME DE URETROCISTOGRAFIA RETRÓGRADA E MICCIONAL DE HOMENS PORTADORES DE ESTENOSE DE URETRA

Estenose de uretra, etiologia, diagnóstico, uretrocistografia, idade, localização, comprimento, gravidade

OBJETIVOS: Avaliar a correlação entre o tipo etiológico da estenose de uretra e os achados evidenciados no exame de uretrocistografia retrógrada e miccional (UCRM). E estabelecer um perfil da doença na população estudada.

METODOLOGIA: Estudo observacional transversal em uma única instituição. A idade dos 135 pacientes do sexo masculino incluídos no estudo variou de 18 a 89 anos, com média de 60.76 anos, desvio-padrão de 14.91 anos e mediana igual a 64 anos. 111 (82.2%) tinham mais de 45 anos de idade e os 24 demais (17.8%) tinham até 45 anos. A etiologia da estenose de uretra de cada paciente foi determinada. Achados importantes da UCRM como comprimento, número, localização e grau de obstrução da estenose de uretra, bem como outros achados urológicos patológicos associados, também foram analisados. A correlação entre a etiologia e os achados da UCRM foi então analisada estatisticamente.

RESULTADOS: Quando agrupadas em 4 categorias, as etiologias mais frequentes foram iatrogênica (51.9%), idiopática (20.0%), inflamatória (15.6%) e traumática (12.6%). Quando agrupadas em apenas 2 categorias, a etiologia traumática foi mais frequente do que a não-traumática com 64.4% dos pacientes. A análise estatística comparativa das características encontradas no exame de UCRM com as duas categorias de etiologia (não-traumática e traumática) verificou que a localização foi a única variável com associação estatisticamente significativa (p < 0.001), com diferença mais acentuada nos segmentos uretrais peniano e membranoso. No segmento uretral

peniano, o achado de estenose de uretra de etiologia não-traumática (33.3%) foi consideravelmente maior do que a de etiologia traumática (11.5%). Já no segmento uretral membranoso, as estenoses de uretra evidenciadas foram apenas de etiologia traumática (20.7%), não apresentando qualquer caso de etiologia não-traumática. Na análise comparativa considerando as quatro categorias de etiologia, a faixa etária e a localização foram as duas variáveis com associação estatisticamente significativa (p = 0.001 e < 0.001 respectivamente). O subgrupo dos pacientes com mais de 45 anos de idade apresentou os maiores percentuais do diagnóstico de estenose de uretra independentemente do tipo de etiologia. O segmento uretral peniano apresentou quase metade dos casos de estenose de uretra de etiologia inflamatória (47.6%). Já no segmento uretral membranoso, quase todos os casos de estenose de uretra foram de etiologia iatrogênica, representando 24.3% de todos os casos de etiologia iatrogênica do estudo. Em uma outra análise suplementar, as causas de estenose de uretra foram especificadas de acordo com o tipo de procedimento, trauma ou patologia considerado causador da estenose de uretra, evidenciando-se associação estatisticamente significativa entre a faixa etária e a causa específica da estenose de uretra (p < 0.001). A taxa de estenose de uretra idiopática foi bem maior nos pacientes com mais de 45 anos de idade (41.7% X 15.3%). A prostatectomia foi a principal causa de estenose de uretra considerando todas as faixas etárias, representando 20.7% de todos os casos de estenose de uretra do estudo e 25.2% dos pacientes da faixa etária acima de 45 anos. Já em relação ao subgrupo de pacientes com 45 anos ou menos de idade, o percentual da causa cateterização uretral foi bem mais elevado do que no subgrupo com mais de 45 anos (29,2% x 6,3%). A análise estatística comparando o comprimento da estenose de uretra entre as duas categorias de etiologia (não-traumática e traumática) apresentou diferença estatisticamente significativa (p= 0.005), indicando que o comprimento foi maior nas estenoses de uretra de etiologia não-traumática. Outro desfecho relevante do presente estudo foi um perfil grave da doença estenose de uretra, com 83% dos casos causando obstrução em mais de 2/3 do lúmen uretral.

CONCLUSÕES: A etiologia e a faixa etária são importantes fatores de impacto na apresentação e evolução da estenose de uretra. O tipo de causa de estenose de uretra apresentou associação estatisticamente significativa com a faixa etária dos pacientes e com a localização e o comprimento da estenose de uretra no exame de UCRM. É importante conhecer o perfil desta doença em cada população para um melhor atendimento e planejamento terapêutico, com consequente possibilidade de melhora no prognóstico.

PALAVRAS-CHAVE:

Externo ao Programa - 4316533 - FABIO DE OLIVEIRA VILAR
Interno - 2493357 - GERALDO DE AGUIAR CAVALCANTI
Interno - 72549 - SALVADOR VILAR CORREIA LIMA
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03