A CAPACIDADE ABSORTIVA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO
empreenderismo social; capacidade absortiva; negócios de impacto
O empreendedorismo social surge como um movimento que encontra oportunidades de negócios nos problemas sociais e/ou ambientais. Entre os modelos de negócios desse movimento, destacam-se os negócios de impacto que visam gerar impacto socioambiental e alcançar a autossustentabilidade financeira. No entanto, nesse ecossistema de impacto há diversos desafios: falta de informações sobre esse tipo de negócios; concorrência acirrada; poucos incentivos dos governos e outros. Com isso, os empreendedores desses negócios precisam focar em estratégias que os ajudem a superar esses desafios favorecendo a obtenção de vantagem competitiva. Entre essas estratégias, destaca-se a absorção de conhecimento. Nesse contexto, tem-se a capacidade absortiva que consiste na aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimentos externos. A absorção de conhecimento é inerente aos negócios e as informações obtidas podem contribuir significativamente para a atuação e competitividade desses negócios. Dessa forma, esta dissertação analisará como os negócios de impacto absorvem conhecimento para se tornarem competitivos. Para isso, será adotado como método de investigação o estudo de casos múltiplos, no qual, os dados serão coletados através de análise documental e de entrevistas semiestruturadas que serão realizadas com empreendedores sociais. Para melhor delimitação, serão estudados os negócios de impacto de periferia da região norte e nordeste.