Banca de DEFESA: LUANA ALEXANDRE SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA ALEXANDRE SILVA
DATA : 30/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/zmj-vrwm-vao às 9h
TÍTULO:

A construção de valores culturais nas ações públicas de fomento ao turismo criativo: um olhar para o movimento de articulação discursiva


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo Criativo. Articulação discursiva. Valores Culturais. Cocriação de
valor.


PÁGINAS: 217
RESUMO:

O contexto de fomento às expressões da cultura e da criatividade nas políticas públicas urbanas
posicionam o turismo criativo como atividade estratégica dirigida para agregar valor às
localidades visitadas, uma vez que essa abordagem potencializa a cocriação de práticas e
significados que representam valores culturais para os indivíduos. As experiências de cocriação
demarcadas pela interação estabelecida entre os agentes que atuam no turismo criativo
constituem discussão incipiente no que tange aos estudos a respeito das ações públicas de
fomento ao turismo. Os aspectos relacionais e contextuais que permeiam as políticas de fomento
ao turismo criativo tendem a ser negligenciados por estudiosos e formuladores dos projetos de
intervenção urbana em decorrência da visão instrumental que fundamenta a promoção
institucional do turismo de modo que a participação crítica e democrática dos representantes da
sociedade no planejamento institucional do setor fica comprometida. O estudo visa aprofundar
a compreensão a respeito do modo como ocorre a construção de valores culturais em meio à
articulação de agentes locais com o fim de fomentar o turismo criativo. A articulação discursiva
é definida no modelo de codificação e decodificação de significados culturais proposto por
Stuart Hall a fim de desvelar as estruturas de sentido e posições de leitura que compõem o
campo discursivo das ações de fomento ao turismo criativo na Cidade do Recife. O estudo de
caso único foi realizado com o aporte metodológico de elementos característicos da análise de
discurso por meio de entrevistas individuais realizadas junto a agentes locais atuantes na área
do turismo criativo, observação participativa e pesquisa documental, em que acessamos gêneros
discursivos distintos, tais como palestras, relatórios, atas de reuniões, reportagens e vídeos que
tratam da temática do turismo criativo. Os valores culturais vinculados ao turismo criativo têm
sido articulados por meio de lutas simbólicas e jogos de poder, em que prevalecem os interesses
e significados aderentes ao bloco social dominante. As referências de conhecimento que
sustentam as ações de fomento ao turismo criativo revelam a existência de discursos formados
em torno da endogenia criativa, do simbolismo cultural e da ressignificação do produto turístico
local. As relações de produção potencializam os discursos de cocriação institucional, dialética
criativa, participação coletiva e relegação ao mérito. Os meios de comunicação mobilizados
pelos agentes locais são problematizados por meio de discursos que indicam a existência de
assimetrias informativas, entraves tecnológicos e redundância discursiva na articulação entre
tais agentes. Tais discursos congregam posições de leituras hegemônicas, negociadas e opostas
em relação ao fomento do turismo criativo, cujos repertórios de adesão ou resistência a esses
discursos variam conforme as experiências anteriores dos indivíduos com o setor turístico e pelas posições sociais  assumidas por esses sujeitos na cadeia produtiva do turismo. O sistemadiscursivo que sustenta o fomento ao turismo criativo em Recife está impregnado de demandas relacionadas a valores intrínsecos e instrumentais associados ao incremento das atividades turísticas, em que se vislumbra melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes nas regiões visitadas e a ampliação da competitividade daquele destino turístico. A construção de valores culturais institucionais surge como resultado do diálogo estabelecido entre os agentes participantes da elaboração e implantação de ações públicas, em que se destaca a oportunidade de se impulsionar a criatividade dos indivíduos e de aprimorar a relação entre agentes dos poderes público e privado em articulação com representantes da sociedade civil. As fragilidades identificadas nas etapas de mobilização, negociação, consolidação e divulgação das ações de fomento ao turismo criativo sugerem a atenção dos agentes locais no sentido de direcionar esforços para facilitar o acesso das pessoas aos meios de cocriação e compartilhamento de significados, de modo a reduzir as assimetrias de voz e poder existentes entre os indivíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LENIA MARQUES
Externo à Instituição - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL - UFBA
Presidente - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Interno - 1863576 - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Externo à Instituição - MAGNUS LUIS EMMENDOERFER
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 10:16
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