Banca de DEFESA: MIRIAM LEITE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRIAM LEITE FARIAS
DATA : 11/03/2022
HORA: 11:00
LOCAL: meet.google.com/vpa-dtzi-ibi
TÍTULO:

Remitologizando a negritude: identidade cultural e representações da mulher negra brasileira.


PALAVRAS-CHAVES:
Mitos de mercado. Cultura de Consumo. Consumidora Negra. Estigma do consumidor.

PÁGINAS: 160
RESUMO:

O mito da democracia racial brasileira e a forma como esse fora sustentado por atores de mercado e pelo Estado brasileiro no século XX faz com que ele possa ser interpretado um mito mercadológico. Mitos de mercado são recursos culturais que atraem os consumidores para atividades de consumo ou marcas. Nesse caso, esse mito foi utilizado para defender uma determinada agenda ideológica, a qual visava localizar o Brasil em um contexto de nações progressistas com população mestiça, tropical e única no mundo. No entanto, esse mito, ao homogenizar a população na condição de povo brasileiro, não permitia espaços para reivindicações de políticas identitárias da população descendente dos negros escravizados. Consequentemente, subjacente a esse contexto, estruturou-se uma hierarquia social em que os traços físicos e culturais mulher branca descendente dos colonizadores europeus eram tidos como ideias, a figura da mulata apareceria no meio, representada de forma sexualizada, sendo linkada a símbolos nacionais, e por último, estaria a mulher negra, tendo sua imagem relacionada a estigmas negativos de submissão, e não adequação aos padrões socialmente desejáveis. Nessa Tese, considerei esse contexto de formação identitária da mulher negra, e, apoiada na ideia de identidade cultural de Stuart Hall, busquei como essa identidade estaria sendo construída nos dias de hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com três fontes de dados: postagens de quatro páginas de Instagram que abordavam temas sobre o identidades negras no Brasil, entrevistas com criadores de conteúdo e consumidoras negras dessas páginas analisadas. Por meio da técnica de análise hermenêutica, compreendi que a identidade da consumidora negra brasileira está dividida em quatro dimensões, são elas: naturalização da negritude, família afro centrada, poder, e comunidade fortalecida. Na constituição dessa identidade cultural, ocorre o processo de remitologização da negritude, por meio de três mecanismos: o re-ancoramento da identidade cultural nas raízes africanas, a desconstrução de estigmas negativos relacionados a mulher negra, e, o reposicionamento de  papeis sociais. Ao final desse processo, é possível observar o surgimento de uma contra-mitologia de mercado, a qual denomino Afro centrismo feminino.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA RAQUEL COELHO ROCHA - UFRJ
Externa à Instituição - LETICIA MOREIRA CASOTTI - UFRJ
Externa à Instituição - OLGA MARIA COUTINHO PEPECE - UEM
Externo à Instituição - RODRIGO BISOGNIN CASTILHOS
Presidente - 1134222 - SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 17:36
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