Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAMON RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 24/02/2022
LOCAL: meet.google.com/asr-mbii-jzx às 09:00.
TÍTULO:

Income Smoothing e Folga Organizacional: Estudo das Relações nos Estágios de Vida das Cooperativas de Crédito Brasileiras.


PALAVRAS-CHAVES:

Cooperativas de crédito. Income Smoothing. Gerenciamento de resultados. Folga. Estágios do ciclo de vida cooperativo.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Este projeto busca avançar na literatura existente sobre os estágios do ciclo de vida cooperativo, buscando incorporar essa variável na relação entre a manutenção de folga organizacional, por meio da folga de recursos financeiros, na prática da suavização de resultados por parte das cooperativas de crédito singulares brasileiras. Em linhas gerais, a proposta levantada é a de analisar, baseada na teoria da agência, se há uma relação direta ou inversa na relação entre a prática de suavização de resultados e a folga organizacional a partir do estágio no qual a cooperativa de crédito se enquadre. Para isso, propõe um aprimoramento na métrica para gerenciamento de resultados e na mensuração dos estágios do ciclo de vida, buscando preencher uma lacuna quanto a operacionalização desses por meio de variáveis econômico-financeiras relacionadas à atividade cooperativa, acreditando-se que os resultados do presente trabalho possam informar e conscientizar os usuários internos e externos das cooperativas de crédito brasileiras, para que se reforce, além da prática do income smoothing nessas instituições, possíveis motivadores ou variáveis que influenciem nessa prática pelos gestores, procurando, assim, tomar decisões mais eficientes, de forma a maximizar a eficiência de suas operações e a exposição dessas instituições ao risco.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2282564 - JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
Interna - 4134596 - UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA TORRES
Externo à Instituição - TARCÍSIO PEDRO DA SILVA
Externa à Instituição - VALÉRIA GAMA FULLY BRESSAN - UFMG
Externo à Instituição - WESLEY MENDES DA SILVA - FGV
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 17:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11