Consumo Alinhado ao Movimento Slow Food: Um estudo à luz da Orientação Cultural Pessoal de Interdependência do consumidor e da Teoria do Comportamento Planejado
Slow Food. Orientação Cultural Pessoal. Teoria do Comportamento
Planejado.
O presente estudo buscou analisar relação entre orientação cultural pessoal de interdependência
e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) no consumo alinhado ao movimento Slow Food.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando-se uma
amostragem do tipo não-probabilística. A coleta de dados deu-se por meio de uma survey
online, distribuída pela técnica snowball. A amostra foi composta por 410 respondentes, e
utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos
indicam que o consumo Slow Food é influenciado positivamente pela orientação cultural
pessoal, pelas normas subjetivas, e pelo controle comportamental percebido. Além disso,
destaca-se o papel da orientação cultural pessoal tanto nas atitudes dos consumidores, quanto
nas normas subjetivas, obtendo uma associação positiva. Destaca-se ainda a influência da
orientação cultural pessoal no controle comportamental percebido, apresentando uma
associação negativa. Outrossim, esse estudo elucida contribuições teóricas e práticas. No que
se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se mostra como inédito
aprimorando a perspectiva da Orientação Cultural Pessoal e a Teoria do Comportamento
Planejado (TCP) no contexto do consumo de alimentos considerados Slow Food, contribuindo,
assim, para o aumento da literatura e a ampliação das pesquisas relacionadas ao consumo Slow
Food. No que se refere as contribuições práticas, percebe-se com o estudo quais os fatores que
determinam o comportamento do consumidor Slow Food, gerando assim, indícios sobre como
disponibilizar tais fatores para futuros consumidores e, desse modo, servir de subsídio para
ações de marketing mais assertivas.