Banca de DEFESA: LUCIMARIO FERRAZ SOARES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIMARIO FERRAZ SOARES DE LIMA
DATA : 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vvt-ofoq-aai
TÍTULO:

Consumo Alinhado ao Movimento Slow Food: Um estudo à luz da Orientação Cultural Pessoal de Interdependência do consumidor e da Teoria do Comportamento Planejado


PALAVRAS-CHAVES:

Slow Food. Orientação Cultural Pessoal. Teoria do Comportamento
Planejado.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O presente estudo buscou analisar relação entre orientação cultural pessoal de interdependência
e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) no consumo alinhado ao movimento Slow Food.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando-se uma
amostragem do tipo não-probabilística. A coleta de dados deu-se por meio de uma survey
online, distribuída pela técnica snowball. A amostra foi composta por 410 respondentes, e
utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos
indicam que o consumo Slow Food é influenciado positivamente pela orientação cultural
pessoal, pelas normas subjetivas, e pelo controle comportamental percebido. Além disso,
destaca-se o papel da orientação cultural pessoal tanto nas atitudes dos consumidores, quanto
nas normas subjetivas, obtendo uma associação positiva. Destaca-se ainda a influência da
orientação cultural pessoal no controle comportamental percebido, apresentando uma
associação negativa. Outrossim, esse estudo elucida contribuições teóricas e práticas. No que
se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se mostra como inédito
aprimorando a perspectiva da Orientação Cultural Pessoal e a Teoria do Comportamento
Planejado (TCP) no contexto do consumo de alimentos considerados Slow Food, contribuindo,
assim, para o aumento da literatura e a ampliação das pesquisas relacionadas ao consumo Slow
Food. No que se refere as contribuições práticas, percebe-se com o estudo quais os fatores que
determinam o comportamento do consumidor Slow Food, gerando assim, indícios sobre como
disponibilizar tais fatores para futuros consumidores e, desse modo, servir de subsídio para
ações de marketing mais assertivas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3884950 - ANDERSON GOMES DE SOUZA
Interno - 2067754 - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Presidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 09:00
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