Banca de DEFESA: GEYMEESSON BRITO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEYMEESSON BRITO DA SILVA
DATA : 23/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/wez-qgtr-pgv
TÍTULO:

Bem-Estar do Indivíduo, Consciência de Saúde e Hábitos Alimentares Saudáveis como Antecedentes do Consumo de Alimentos Orgânicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Consumo de Alimentos Orgânicos. Bem-estar do Indivíduo. Consciência de Saúde. Hábitos Alimentares Saudáveis


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Esse estudo buscou investigar a influência do bem-estar do indivíduo, da consciência de saúde e dos hábitos alimentares saudáveis sobre o consumo de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online (questionário), distribuído pela técnica snowball (bola de neve). A amostra obteve 402 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo de alimentos orgânicos é influenciado pelo bem-estar do indivíduo e pelos hábitos alimentares saudáveis. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da consciência de saúde na adoção de hábitos alimentos saudáveis. Dentre os resultados alcançados, considera-se que as principais contribuições desta pesquisa foi demonstrar que o bem-estar do indivíduo influencia positivamente o consumo de alimentos orgânicos, atuando como um importante antecedente, exercendo uma relação considerável no consumo desses alimentos, e que a consciência de saúde não tem influência sobre o consumo de alimentos orgânicos, além de demonstrar que os hábitos alimentares saudáveis apresentaram resultados promissores, constatando uma relação positiva para o consumo de alimentos orgânicos. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que a investigação se apresenta como inédita, visto que não foi encontrado nenhuma pesquisa semelhante nas bases de pesquisas consultadas que correlacione, em conjunto, os construtos propostos nesta investigação. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre o bem-estar do indivíduo, consciência de saúde e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para estudos da literatura e para o avanço nas pesquisas relacionadas ao consumo de alimentos orgânicos. Em relação às contribuições práticas, as empresas e/ou profissionais de marketing poderão utilizar as informações desta pesquisa, para aumentar a compreensão sobre a percepção do consumo de alimentos orgânicos e seus potenciais consumidores, buscando conquistar essa parcela no mercado e atender melhor às necessidades e desejos desses consumidores.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1670188 - CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
Presidente - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Externa à Instituição - MARIA DE LOURDES DE AZEVEDO BARBOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 11:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11