Verificando o impacto dos layouts nos modelos de processos
Processos de Negócio. Modelagem de Processos. Diretrizes de Layout. Quasi-Experimento.
A modelagem de processos de negócio é uma prática amplamente utilizada pelas
organizações para promover melhorias nas estratégias de negócio e obter vantagens
competitivas no mercado, assim como elicitar requisitos de sistemas de informações. Nesta
ótica, os processos de negócio têm recebido considerável atenção pela comunidade de
tecnologia da informação, que, por exemplo, já publicou diretrizes de layouts para construir
diagramas de processos de negócio (do inglês, Business Process Diagram ou BPD) e facilitar
a sua compreensão. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito dessas
diretrizes de layout sobre a capacidades dos stakeholders de entender e revisar os BPDs.
Neste contexto, este projeto irá realizar um quasi-experimento em que os participantes vão
receber tarefas de compreensão. Tais tarefas vão ser realizadas nos BPDs pelos stakeholders
com a pretensão de explorar, compreender, descrever e explicar os possíveis impactos de um
layout (bom ou mau) em um BPD. Dessa forma, este projeto irá analisar os efeitos causados
pelos layouts nos modelos de processos de negócio em relação à compreensibilidade por parte
dos seus principais stakeholders. Neste cenário, pretende-se avaliar o impacto dos layouts
combinando o nível de sucesso nas tarefas e o esforço necessário para realizá-las.