Banca de DEFESA: MANUELLA GAMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELLA GAMA DE SOUZA
DATA : 21/10/2021
HORA: 10:30
LOCAL: Banca já foi realizada no dia 29/06/2021. Cadastrando apenas para fins de gerar ata de defesa.
TÍTULO:

CRIATIVIDADE ABERTA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DE NEGÓCIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO.


PALAVRAS-CHAVES:

Criatividade Aberta. Redes. Parcerias. Inovação. Inovação no Setor Público. Ministério Público de Pernambuco.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

A criatividade é o componente que aprimora a capacidade de inovar das organizações, onde os insights e as ideias são de importância crucial para manter sua vantagem competitiva seja no acréscimo no faturamento, no caso das empresas, seja na melhoria da prestação de serviços à sociedade, no caso do setor público. Para alcançar a inovação as organizações estão, de maneira crescente, fazendo o uso de abordagens mais abertas considerado um caminho novo para atingir níveis mais altos de inovação. Nessa direção, este trabalho objetivou entender como ocorre o processo de geração de ideias através do fenômeno da Criatividade Aberta. Como passo anterior a inovação, a criatividade tem um papel importante neste panorama, sendo assim é relevante sua discussão. Para tanto, foi feito um levantamento teórico acerca dos conceitos criatividade, inovação, inovação aberta, redes e laços fortes e fracos que deram suporte ao entendimento sobre a ideia de Criatividade Aberta. Dessa forma, a pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo de estudo de caso único, os dados e informações foram coletados através de dezesseis relatos de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir da experiência do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios, do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs - MPPE) localizado na cidade do Recife-PE, e através de amostragem em bola de neve e análise documental. Os achados indicam que a Criatividade Aberta emerge da interação constante entre os atores proporcionando um compartilhamento de recursos, habilidades, capacidades, expertises e conhecimentos através de atores diversos. Essas ações acontecem através da emergência de redes caracterizadas por laços fortes e fracos por meio de parcerias que estão contidas em um contexto presencial e virtual, formal e informal. Além disso também foram encontradas evidências empíricas que apontam para a ocorrência ações e práticas de Criatividade Aberta no campo onde se realizou o estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSE DA COSTA - UFPB
Presidente - 1863576 - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Notícia cadastrada em: 20/10/2021 18:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02