Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO DE SOUSA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO DE SOUSA RIBEIRO
DATA : 26/10/2021
LOCAL: Google Meet - 08h30
TÍTULO:

Qualificação de Ações em Ambientes de Segurança Pública: a Aprendizagem Pelo Uso da Gamificação


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Segurança Pública. Aprendizagem. Tecnologia da Informação.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

As instituições públicas estão sempre em busca de soluções inovadoras para
potencializar sua performance de trato com as demandas sociais. Além disso, a
interminável revolução tecnológica lançada no front social pela tecnologia da
informação (TI) faz com que os gestores tentem conciliar o aumento da produtividade
com o aprendizado contínuo dos colaboradores, em busca do aprimoramento e melhoria
da qualidade dos serviços. Entre as políticas mais prementes desta busca
transformacional erguem-se aquelas que tratam de segurança pública (FERREIRA,
2018). Desta forma, as organizações de segurança do Estado precisam fomentar a
inovação, sobretudo a tecnológica, através de ferramentas, modelos e sistemas, para que
possam constantemente se reinventar em prol da efetividade no combate aos desafios
sociais (SCHEFFER, 2017). Nesse contexto, surge a gamificação como um instrumento
que busca o engajamento das pessoas para um desempenho mais eficaz, além de servir
como meio para processos instrucionais. Segundo Zichermann e Cunningham (2011,
p.16), gamificação é o “processo de pensamento e mecânica de jogo para envolver os
usuários e resolver problemas”. Para tanto, são utilizados cenários lúdicos, que simulam
e exploram fenômenos com objetivos extrínsecos e quando empregados têm a
capacidade de motivar e educar as pessoas envolvidas (KAPP, 2012). Diante disso, este
projeto de pesquisa busca investigar as contribuições da gamificação para o aprendizado
e desempenho no âmbito corporativo-governamental, bem como seus eventuais reflexos
no treinamento via simulação de eventos na área de segurança pública, a partir de sua
adoção em plataformas computacionais que agreguem elementos de jogos, em
programas de capacitação funcional de treinamento de servidores do Estado de
Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCIANO FRONTINO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - HUMBERTO CAETANO CARDOSO DA SILVA
Presidente - 1134459 - JAIRO SIMIAO DORNELAS
Notícia cadastrada em: 01/10/2021 15:16
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