Banca de QUALIFICAÇÃO: DANNIELLY LEANDRO DE SOUSA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANNIELLY LEANDRO DE SOUSA FERREIRA
DATA : 29/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xbw-vxpv-jdz às 10h00.
TÍTULO:

 

CIDADES INTELIGENTES E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: uma Análise do Impacto da Vídeo Vigilância na Segurança Pública de Recife.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação no Setor Público; Inovação na Segurança Pública; Inovação na Polícia; Vídeomonitoramento; Cidades Inteligentes.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

 

O aumento do fluxo de pessoas para os grandes centros urbanos ocasionou sobrecargas nos sistemas de oferta de bens e serviços públicos, tal como a segurança pública, entre outros (SANTOS-FILHO; COELHO, 2018). A segurança pública é um direito humano e de responsabilidade do Estado, ela envolve um conjunto de organizações que atuam na preservação da ordem pública e prevenção à violência e crime. Dentre os órgãos que integram o sistema de segurança pública no Brasil, no âmbito estatual, a polícia militar é responsável por inibir a ocorrência de crimes, violências e quebra da ordem pública, atuando de maneira preventiva e ostensiva. No entanto, as instituições policiais se mostram resistentes a mudanças e carecem de reformas estruturais que melhorem a entrega de serviços. O uso de inovações tecnológicas direcionadas à segurança favorece a troca de informações entre instituições, cidadão e governo, e proporcionam melhorias à gestão urbana. A segurança pública aparece como um bem escasso para a maioria dos cidadãos recifenses e a violência homicida aumenta desde 1998, fato reafirmado quase 23 anos depois nas publicações do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. Assim, para reforçar o combate à criminalidade e à segurança dos cidadãos se faz necessário à utilização da tecnologia de vídeomonitoramento, na identificação de criminosos e veículos roubados. Posto isso, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar o impacto do apoio governamental na implementação da vídeo vigilância e o efeito desta no desempenho de Recife enquanto cidade inteligente. A abordagem da pesquisa será qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. O lócus do estudo é a cidade de Recife e os sujeitos de pesquisa visados inicialmente são os atores que participam da elaboração e manutenção de programas e projetos sobre videomonitoramento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Presidente - 1859640 - SUELI MENELAU DE NOVAIS
Externo à Instituição - THIAGO GOMES NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 28/09/2021 15:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09