Consumo Slow Food: Uma análise cross-cultural entre o Brasil e o Canadá à luz da Orientação Cultural Pessoal do Consumidor e da Teoria do Comportamento Planejado
Consumo; Cross Cultural; Orientação Cultural; Teoria do Comportamento Planejado.
As escolhas alimentares dos consumidores passaram por recentes mudanças significativas, sendo conduzidas a um maior desejo de bem-estar, em detrimento aos fenômenos da globalização e da progressiva individualização da sociedade. Ademais, a cultura e as subculturas também impactam nas decisões alimentares, pois traduzem valores culturais, rituais baseados em refeições que são passadas por gerações, associando à comida significados como prazer, comunidade, conforto e parentesco que se encontram nas atitudes culturais dos consumidores. O movimento slow food relaciona-se a uma atitude ecológica e sem pressa, contestando o estilo de vida baseado na aceleração, na padronização da alimentação, na supressão das identidades locais e na exploração do trabalho. Propõe-se uma investigação cross-cultural e de abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionários com o uso de escalas já validadas, e a análise pelo modelo de equação estrutural (MEE), analisar a relação da orientação cultural de interdependência e da teoria do comportamento planejado com o consumo Slow Food.