Banca de QUALIFICAÇÃO: ADOLFO DE ALENCAR MELO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADOLFO DE ALENCAR MELO JUNIOR
DATA : 27/08/2021
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/cze-rcay-qea
TÍTULO:

Suporte Organizacional Percebido, Comprometimento e Entrincheiramento Organizacional: um estudo sobre o processo de formação dos construtos em trabalhadores terceirizados de uma Instituição Federal de ensino superior.


PALAVRAS-CHAVES:

XXX;YYY;


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O fenômeno da terceirização no Brasil remonta à década de 1960, quando se registra o início da utilização dessa prática mercadológica por parte de organizações do setor público, posteriormente expandindo-se para o setor privado. Iniciado o século 21, uma nova rodada de processos de neoliberalização se avultavam no país, num processo que Pochmann (2020) chama de tempo da sociedade de serviços – levando o mercado de trabalho à generalização do emprego na base social, gerando uma franca terciarização da economia do país, com a informalidade nas relações de trabalho ganhando destaque. É a partir do processo de terceirização que emergem dois conjuntos de trabalhadores: os core workers, trabalhadores contratados pela empresa fim, com melhores condições de trabalho e salário; e o conjunto de trabalhadores autônomos, prestadores de serviços, terceirizados em geral que, nas mesmas atividades dos core workers, auferem menores salários e piores condições de trabalho. Essa discrepância impacta no processo não apenas da percepção de suporte organizacional, haja vista que os indivíduos passam a desenvolver percepções favoráveis do suporte organizacional quando julga que as retribuições organizacionais são sinceras; bem como no processo de vinculação do indivíduo em um dos seus principais eixos, que é a identificação com a organização. Neste ínterim, sob uma perspectiva do campo do comportamento organizacional, este projeto de pesquisa pretende debruçar-se sobre os construtos suporte organizacional e sua relação com os vínculos organizacionais desenvolvidos a partir da vivência do trabalhador terceirizado. Tendo por locus de pesquisa a Universidade Federal de Pernambuco, pretende-se com este projeto de pesquisa responder à seguinte questão: “Como se constroem os processos de formação dos vínculos organizacionais comprometimento e entrincheiramento a partir da percepção de suporte organizacional dos trabalhadores terceirizados da UFPE?”.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VÂNIA MEDIANEIRA FLORES COSTA - UFSC
Interna - 1204952 - DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
Interno - 031.684.994-47 - DIOGO HENRIQUE HELAL - FBV
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 00:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07