Inovação e estrutura de capital: novas perspectivas
Divulgação de inovação. Assimetria de informação. Custo de capital. Estrutura de capital.
A presente tese buscou analisar se a divulgação da inovação seria capaz de afetar a estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto negociadas na B3, buscando explicar esta relação a partir dos efeitos que a divulgação pode apresentar sobre a assimetria e o custo implícito de capital. Para tanto, foram adotadas duas perspectivas de análise. Na primeira, analisou-se a qualidade das informações de inovação disseminadas nos relatórios anuais publicadas pelas companhias durante os anos de 2014 a 2019. As relações entre a divulgação, assimetria, custo e estrutura foram analisadas por meio de modelagem de equações estruturais, que demonstrou que tais divulgações não são capazes de afetar a assimetria, o custo e a estrutura de capital das empresas. Porém, foram verificados efeitos significativos da assimetria sobre o endividamento a mercado, mediada pelo custo implícito de capital. Na segunda perspectiva, a divulgação de inovação foi analisada por meio da publicação de patentes realizadas durante os anos de 2014 a 2019. Para tanto, as relações foram avaliadas por meio de regressão em dados em painel. Os resultados indicaram que a publicação de patentes é capaz de reduzir o custo implícito de capital, cuja relação é mediada pela volatilidade do ativo. Ademais, também se verificou que a assimetria apresenta uma relação positiva com o endividamento a mercado e contábil, cujas relações também são mediadas pelas proxies de assimetria. Assim, verifica-se que a publicação de patentes pode ser um instrumento efetivo para redução das assimetrias informacionais, que podem resultar na modificação da estrutura de capital das empresas.