Banca de DEFESA: JOÃO VICTOR VASCONCELOS DO ESPIRITO SANTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO VICTOR VASCONCELOS DO ESPIRITO SANTO
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

“NOSSA CIDADE, SEU FILME”: COMO AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO PODEM SER UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIA DO CITY MARKETING?"


PALAVRAS-CHAVES:

film commissioncity marketing; audiovisual; turismo; turismo cinematográfico


PÁGINAS: 254
RESUMO:

Em um cenário de competição entre cidades pela atração de investimentos e visitantes, os gestores públicos passam a desenvolver mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines de mercados nacionais e internacionais e assim, promovê-los para seus diversos públicos-alvo. Na perspectiva das singularidades territoriais, existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios, seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notório a compressão da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Commission. A promoção da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD), responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a temática. A segunda etapa envolveu a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a pesquisa de campo na cidade de São Paulo. O presente estudo compreende que há no território o desenvolvimento da política do city marketing juntamente com o city promotion e city branding, porém o poder de difusão das produções audiovisuais ainda não é utilizado em sua totalidade como uma ferramenta de promoção da cidade, mesmo havendo na cidade uma film commission atuante, sendo necessário, portanto, uma maior sinergia entre os atores institucionais e um planejamento estratégico a longo prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2681064 - NATHALIA KOROSSY LEITE
Interno - 1755357 - SERGIO RODRIGUES LEAL
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 09:35
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