Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR
DATA : 19/10/2022
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

Design de experiência e emoções: Proposta de Framework para o fluxo de visitação no Forte Orange, Itamaracá-PE, à luz da pesquisa transformativa do consumidor.


PALAVRAS-CHAVES:

Design de experiências, Emoções, Patrimônio histórico


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A presente dissertação é um estudo de caso na área de design de experiência no turismo voltado para a visitação no Forte Orange, uma fortificação localizada no litoral norte de Pernambuco, na ilha de Itamaracá, que foi palco de muitas batalhas no período colonial entre Portugal e Holanda gerando muitos resquícios históricos, arqueológicos e culturais. O forte passou por uma reforma finalizada em 2018, mas, ainda carece de artifícios para tornar a experiência agradável e memorável para os visitantes. Este estudo tem como objetivo geral propor um framework indicativo de como o design de experiência pode ser utilizado para gerar respostas emocionais durante o fluxo de visitação do Forte Orange, Itamaracá – PE. A coleta de dados será feita através de um questionário opinativo da visitação baseada nos construtos desenvolvidos por Kim et. al. (2012) de interpretação da experiência em serviços turísticos que tornam a experiência memorável (MTE). A pesquisa é de caráter exploratório  e  o questionário será validado através do Alfa de Cronbach, os dados serão analisados quantitativamente via Modelagem de equações estruturais. Os testes estatísticos de Análise Fatorial Exploratória (AFE) seguirá a Análise Fatorial Confirmatória (AFC), através do software de análise de dados SPSS. Buscamos com a pesquisa, estudar a experiência para encontrar possíveis pontos de melhoria e trazer formas de valorizar as emoções dos clientes através do desenvolvimento do design de experiência na visita. O aprofundamento da experiência no forte Orange trará consigo o desenvolvimento da região que já foi um ponto turístico com grande atratividade, mas ultimamente está esquecida em detrimento de outros destinos no litoral Pernambucano. O turismo patrimonial, quando desenvolvido de forma preservacionista, traz grandes avanços culturais e econômicos aos destinos e promove o bem-estar de forma hedônica, social e educacional aos visitantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3884950 - ANDERSON GOMES DE SOUZA
Interno - 1631602 - ANDRE FALCAO DURAO
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 13:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08