Experiência de Consumo em Ambientes de Serviços Gastronômicos Face à Vulnerabilidade e Resiliência do Consumidor com Deficiência em Bares da Região Metropolitana do Recife
O consumo se encontra refletido no modelo de comportamento de distintos grupos sociais e por ser um fenômeno social, existem grupos que são excluídos de determinadas experiências. Nos bares do setor da gastronomia não é diferente, por ser um serviço hedônico e em parte, de alta exigência, a experiência de consumo em ambientes de serviços pode ser considerada complexa por possuir a sua própria atmosfera física e dificultar as interações sociais. No contexto social, as Pessoas com Deficiência fazem parte de uma significativa fatia de possíveis consumidores e muitas vezes são excluídos destes empreendimentos de serviços. Atualmente estes ambientes de serviços necessitam compreender a sensibilidade humana e o comportamento que caracterizam estes segmentos, para não tornar uma experiência de consumo em uma situação de vulnerabilidade e fazer com que o consumidor com deficiência tome atitudes resilientes como fator de proteção para lidar com os contratempos. O objetivo desta pesquisa é verificar de que modo a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional se relacionam com a experiência de consumo em ambientes de serviços de bares na Região Metropolitana do Recife e para alcançar este, os objetivos específicos foram determinados da seguinte maneira: mensurar e avaliar o grau de vulnerabilidade do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; mensurar e avaliar o grau de resiliência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife; e mensurar e avaliar a experiência do consumidor com deficiência física e/ou comunicacional em serviços de bares na Região Metropolitana do Recife. O referencial teórico se encontra constituído pelos tópicos experiência de consumo e o ambiente de serviços gastronômicos e barreiras ao consumo e acessibilidade face a vulnerabilidade e a resiliência do consumidor com deficiência em ambientes de bares. Para atingir o intuito deste estudo, será realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e caráter descritivo de corte transversal. A coleta de dados se dará por questionário estruturado virtual e o plano de análise será por meio de técnicas estatísticas.