Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VICTOR VASCONCELOS DO ESPIRITO SANTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO VICTOR VASCONCELOS DO ESPIRITO SANTO
DATA : 14/06/2022
LOCAL: Google Meet - online
TÍTULO:

"Nossa cidade, seu filme”: a produção audiovisual na cidade de São Paulo como estratégia do city marketing?


PALAVRAS-CHAVES:

film commission; city marketing; audiovisual; turismo; turismo
cinematográfico.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A globalização vem marcando as novas dinâmicas urbanas do mundo contemporâneo.
Junto a esse fator, existe também uma forte consolidação do capitalismo e uma
necessidade de inovação que acompanha o desenvolvimento de vantagens competitivas e
singularidades territoriais. É nesse contexto, marcado também por diversas crises
urbanas, que surge o city marketing. A partir dessa lógica envolvendo a rivalidade entre
as cidades na captação de indústrias e turistas, os gestores públicos passam a desenvolver
mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines do mercado urbano e assim,
vendê-los, nacional e internacionalmente. Na perspectiva das singularidades territoriais,
existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios,
seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notório a compressão
da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e
potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa
importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções
audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Comisson. A promoção
da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores
institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD),
responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do
desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé
investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa
tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos
da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a
imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa
caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica,
documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de
Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte
da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação
entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática
integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a
temática. A segunda etapa, envolve a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a
pesquisa de campo na cidade de São Paulo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO
Presidente - 2681064 - NATHALIA KOROSSY LEITE
Interno - 1755357 - SERGIO RODRIGUES LEAL
Notícia cadastrada em: 26/05/2022 09:44
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