PPGBT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE ANTIBIOTICOS - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ SEBASTIÃO THIEGO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ SEBASTIÃO THIEGO DE OLIVEIRA
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Remota Google Meet
TÍTULO:

HIDROGEL À BASE DE NANOCÁPSULAS DE CLORIDRATO DE QUITOSANA-GOMA ARÁBICA-ÓLEO VEGETAL: AÇÃO ANTIMICROBIANA, ANTIOXIDANTE E CITOTOXICIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Passiflora edulis. Substâncias bioativas. Terapêutica natural. Uso tópico. Bactérias.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O maracujá-amarelo (Passiflora edulis), é um fruto característico com ampla abundância no Brasil e que apresenta diversas funcionalidades, desde o seu consumo até o uso em processos medicinais, por meio de óleos da semente e/ou casca, com vasta aplicabilidade e propriedades, tais como, ação antioxidante, antimicrobiana e citotóxica. O uso tradicional da quitosana e seus derivados, apresentam diversos efeitos bioativos, logo, mediante o exposto a presente pesquisa objetiva avaliar a ação antimicrobiana, antioxidante e a citotoxicidade de hidrogel contendo como princípio ativo nanocápsulas de cloridrato de quitosana-goma arábica-óleo da semente de maracujá. As nanopartículas de cloridrato de quitosana-goma arábica contendo óleo da semente de maracujá foram obtidas pela técnica de complexação polieletrolítica e caracterizadas por análise do Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e Potencial Zeta, Espectroscopia na região do infravermelho e por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET–FEI Morgagni). Foram analisadas a atividade antimicrobiana (técnica de microdiluição),antioxidante (ensaios: DPPH, ABTS e FRAP), citotoxicidade (ensaio MTT) e o potencial de irritação (HET-CAM). Entre as nanoemulsões formuladas a ST1 apresentou maior estabilidade após as análises, demonstrando estabilidade em seu pH, tamanho (0,64), baixo índice de polidisperção (0,30) e potencial zeta (14,44). Com base nos resultados obtidos, espera-se obter uma nova formulação de hidrogel que seja biocompatível, biodegradável, obtida por química verde e que tenha amplo espectro antimicrobiano e ação antioxidante. Dessa forma, a presente pesquisa visa o aproveitamento das potencialidades bioativas desses resíduos agroindustriais como fonte sustentável do meio ambiente, para obtenção de um novo produto (hidrogel a base de cloridrato de quitosana) que seja biocompatível, biodegradável, com amplo espectro antimicrobiano e antioxidante para uso em feridas, bem como, fortalecimento na promoção da sustentabilidade e da química verde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA FRANCO - UFRPE
Presidente - 1134731 - NORMA BUARQUE DE GUSMAO
Interna - 2345892 - THAYZA CHRISTINA MONTENEGRO STAMFORD
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 10:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03