PPGBT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE ANTIBIOTICOS - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NINIVE BEZERRA FLORENCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NINIVE BEZERRA FLORENCIO
DATA : 28/01/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa Remota - Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIOXIDANTE DE PIGMENTO PRODUZIDO POR FUNGO FILAMENTOSO, A PARTIR DE RESÍDUOS AGROIDUSTRIAIS (FARINHA DE MARACUJÁ E FARINHA DE BANANA)


PALAVRAS-CHAVES:

Biopigmentos. Moléculas bioativas. Fungos filamentosos.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A busca por fontes biológicas que gerem pigmentos bioativos em quantidades significativas tem aumentado 10% ao ano, principalmente, pelas vantagens dos pigmentos naturais frente aos sintéticos e a crescente tendência mundial por produtos naturais e sustentáveis. Os fungos filamentosos são potenciais produtores de metabólitos bioativos, como os pigmentos. O presente estudo objetivou avaliar o uso de resíduos agroindustriais (casca de banana e de maracujá) como substrato de meios de cultura para crescimento e produção de pigmentos por fungos filamentosos. Ademais, avaliar a atividade antimicrobiana e antioxidante dos extratos pigmentados produzidos. A extração foi feita com diclorometano e ressuspendida em álcool etílico 95% P.A, formando os extratos etanólicos pigmentados de maracujá (EEPM) e de banana (EEPB). Tais extratos foram testados quanto suas atividades antimicrobiana (CLSI) e antioxidantes (ABTS, DPPH e MO6+). Ainda, foram parcialmente caracterizados através de espectroscopia (FT-IR). Constatou-se que os extratos possuem atividade antimicrobiana frente às cepas de Bacillus subtilis (UFPEDA 16) e Escherichia coli (UFPEDA 224). Também, verificou-se atividade do EEPM frente a Staphylococcus aureus (UFPEDA 02). Ambos tiveram atividade antioxidante, destacando-se o EEPB. Os extratos apresentaram espectro (FT-IR) sugestivos para pigmentos carotenoides. Diante aos resultados, comprovou-se que os meios de cultura alternativos são eficientes para o crescimento e produção de pigmentos por fungo filamentoso. Além disso, constatou-se bioatividade nos extratos etanólicos pigmentados. Tais observações, contribuem na descoberta de novos compostos de interesse para a indústria farmacêutica e alimentícia.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1736206 - GLAUCIA MANOELLA DE SOUZA LIMA
Interna - 1134731 - NORMA BUARQUE DE GUSMAO
Externa ao Programa - 2335045 - LEONOR ALVES DE OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/01/2022 17:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06