Banca de DEFESA: CYBELLE EMANUELE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CYBELLE EMANUELE DA SILVA
DATA : 31/01/2022

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E CARACTERIZAÇÃO DE BIOMARCADORES EM FRAGMENTOS DE TECIDOS DE PACIENTES COM ESPOROTRICOSE POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS

diagnóstico, esporotricose, epidemiologia, espectrometria de massas, georreferenciamento.

A esporotricose é uma micose ocasionada por implantação traumática, subaguda ou crônica, causada por fungos termodimórficos do complexo Sporothrix spp., possuindo distribuição mundial, especialmente em áreas tropicais e subtropicais. A rota clássica da infecção fúngica ocorre através da inoculação do fungo presente no solo e em plantas. No Brasil, este padrão epidemiológico clássico prevaleceu até o início da década de 1990, entretanto, nos últimos anos, surtos da doença foram registrados sendo relacionados ao contato com felinos contaminados através de arranhadura ou mordedura. Desde então, os casos registrados de esporotricose aumentaram em todo o país e dados comprovam que o estado de Pernambuco, em especial, a região metropolitana, vem sendo afetada por esta micose, a qual se tornou uma doença de notificação compulsória em PE (Portaria nº 279/2015). Diante disso, é de grande importância o diagnóstico no estágio inicial da doença para um rápido e correto tratamento dos pacientes. O teste padrão ouro para diagnosticar a esporotricose é a cultura fúngica, porém, este método tradicional limita-se em relação ao tempo de espera e restringi-se a observação de características fenotípicas, não permitindo a correta diferenciação dos fungos que causam a doença. Neste sentido, com objetivo de sobrepor as deficiências comentadas acima, o presente trabalho visa a utilização da espectrometria de massas MALDI/TOF MS, uma técnica molecular promissora de identificação das espécies que compõem complexo Sporothrix spp. Com caráter inovador, a metodologia aplicada envolveu um protocolo de desnaturação e digestão enzimática a partir de fragmentos de tecido dos pacientes com análise proteômica direta. Os resultados obtidos referem-se a biomarcadores proteicos do hospedeiro e do fungo e com as análises realizadas chegou-se ao resultado promissor que as amostras estavam contaminadas, muito provavelmente, com Sporothrix schenckii de acordo com a correlação de Pearson. Sugere-se quem tal abordagem poderá na prática clínica ser utilizada em conjunto com os métodos tradicionais existentes proporcionando maior robustez no diagnóstico da esporotricose. Em paralelo, realizou-se um estudo epidemiológico da esporotricose em Pernambuco com adição de dados de georreferenciamento. O cenário obtido demonstrou distribuição da esporotricose em diferentes municípios do estado, com alta concentração de casos na região metropolitana. Ao todo, 91,1% dos pacientes relataram contato prévio com gatos e destes 70,7% são do sexo feminino. Em relação ao nível de escolaridade,46% relataram a conclusão do ensino médio e apenas 2% não eram alfabetizados. A principal manifestação clínica foi a linfocutânea, ocorrendo em 67% dos pacientes e a principal linha de escolha para o tratamento foi o itraconazol em 95,4%.

Interna - 1199771 - CRISTINA MARIA DE SOUZA MOTTA
Externo à Instituição - MANOEL MARQUES EVANGELISTA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2293969 - PAULO SERGIO RAMOS DE ARAUJO
Presidente - 2036711 - REGINALDO GONCALVES DE LIMA NETO