Banca de DEFESA: WEVERTTON MARLLON ANSELMO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WEVERTTON MARLLON ANSELMO
DATA : 22/11/2021
LOCAL: Google Meet

ATIVIDADE INSETICIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE Sitophilus zeamais MOTS. (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)

Bioinseticida, Sitophilus zeamais, Óleos essenciais

O milho (Zea mays L.) é um cereal de tradicional importância econômica e social. Em condições climáticas tropicais, os insetos assumem particular importância como pragas dos grãos armazenados, com isso os insetos causam diminuição do valor nutricional e desvalorização do valor do produto. As principais pragas de grãos armazenados são membros da ordem Coleoptera, destacando-se o Sitophilus zeamais (Motschulsky). O presente estudo objetivou avaliar a atividade inseticida do óleo essencial comercial de Pothomorphe umbellata e do óleo essencial das folhas de Myrciaria floribunda coletadas do banco de germoplasma da Universidade Federal de Alagoas. Além disso, objetivou desenvolver um produto para o controle de S. zeamais. Para isso, primeiramente foi feita a extração do óleo de M. floribunda por hidrodestilação à 160°C por 3h. O óleo essencial de P. umbellata foi adquirido em loja especializada. Depois os óleos foram caracterizados pelas técnicas de cromatografia gasosa e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. Em seguida foram feitos testes de toxicidade por contato, por fumigação, por ingestão e atividade das enzimas digestivas e acetilcolinesterase. A análise da composição química do óleo essencial de M. floribunda mostrou que os componentes majoritários são: E- Caryophyllene (26,81%); Viridiflorol (6,64%) e α – Selinene (3,58%). Para o OE de P. umbellata foi identificado que seus constituintes principais foram: β – Pineno (27,33%), α – Pineno (14,55%) e Linalol (12,03%). O teste de toxicidade fumigante mostrou que em concentrações a partir de 4 μL/L de ar foram significativamente diferentes em relação ao controle para o OE de M. floribunda, já para P. umbellata, todas as concentrações foram significativamente diferentes em relação ao controle, exceto a concentração de 2,7 μL/L, Para o teste de ingestão os resultados mostraram que os dois óleos interferiram na nutrição, causando diminuição da biomassa dos insetos. Nos testes de efeito das enzimas digestivas, vale destacar que o OE de P. umbellata reduziu a atividade da amilase nas menores concentrações, no entanto, o OE de M. floribunda aumentou a atividade da enzima nas maiores concentrações. Quanto a tripsina não houve alteração. Em relação a acetilcolinesterase foi verificado um aumento da sua atividade nos dois OE. Assim, podemos concluir que os dois OEs apresentam importante atividade inseticida no controle do S. zeamais contribuindo assim, para a diminuição de problemas originados por insetos-praga de produtos armazenados em regiões tropicais.

Presidente - 2318856 - DANIELA MARIA DO AMARAL FERRAZ NAVARRO
Externo à Instituição - EMMANUEL VIANA PONTUAL - UFRPE
Externa à Instituição - LIDIANE PEREIRA DE ALBUQUERQUE - UFPI
Interna - 1217065 - TERESINHA GONCALVES DA SILVA