Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELLINY MARCELLE BOULITREAU DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELLINY MARCELLE BOULITREAU DA SILVA
DATA : 04/04/2023
LOCAL: Virtual - Google Meet

Animação para o Ensino das Ciências Ambientais nos Anos Iniciais da Educação Básica

Audiovisual; Anime; Pensamento e Linguagem; Ecologia Sensorial; Cinema Ambiental.

A passagem por uma Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2 a resultar na doença denominada de COVID-19 fez com que gargalos de aprendizagem fossem aparecendo. Neste sentido, o governo federal Institui a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica para implementar estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica. O teórico R. K. Lowe, pioneiro no estudo do efeito das Animações na Educação, destacou vários benefícios que este meio traz ao processo de ensino e aprendizagem: i) a linguagem, a simplicidade e a didática que o roteiro traz, a conseguir um personagem conversar com a audiência; ii) o tempo, o ritmo e a ruptura na comunicação apresentadas nestas mídias fazem com o espectador esteja sempre atento e mobilizado; iii) o inanimado, no recurso midiático em questão, o estilo literário de fábula, apólogo, alegoria, metáfora, e parábola são utilizados primeiro para ludicizar o pensamento lógico concreto, segundo para passar uma mensagem ou pensamento (informar e formar), e terceiro conectar a ficção com o real; e iv) o sensório, as animações são sensoriais pois a conexão do áudio com o movimento da cena e dos personagens estabelece uma ponte entre causa e efeito de uma ação ficcional. O objetivo deste Trabalho de Conclusão Profissional (TCP) é construir, aplicar, validar e avaliar uma Animação (meio) direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de potencializar a aprendizagem Ecologia Sensorial e Coletiva (Ensino das Ciências Ambientais) pelo incentivo a Práxis Ambiental no entorno de sua escola. A prototipação do produto técnico e tecnológico (PTT) a ser produzido: Animação, seguirá sete passos: i) levantamento das demandas socioambientais e profissionais, ii) revisão de literatura referente as políticas afirmativas, iii) pré-produção: construção dos personagens, cenários e roteiros, iv) produção: edição de imagens, frames, movimentos e enredo, v) pós-produção: aplicação e validação do PTT, vi) avaliação educacional e transferência de conhecimento, e vii) feedback aos grupos amostrais e geradores.

Interna - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Externa ao Programa - 1542785 - ADRIANA FONTES - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 09:01