UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA CRÍTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
UEPS, Aprendizagem Significativa, Sustentabilidade Alimentar, Formação de Professores.
Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. o objetivo é usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT) realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar em duas turmas do 2º ano do Ensino Médido, segundo os 8 passos da UEPS descritos por Moreira. Este tema faz parte da Trilha Pedagógica Meio Ambiente e Sociedade presente no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural virtual, dinâmico e interativo. Aplicação e validação dos PTT ( UEPS e Padlet) foi exitosa tanto para o grupo de alunos quanto para o de professores. Os alunos demonstraram indícios de Aprendizagem Significativa através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Enquanto que os Professorese elaboraram um mapa mental e validaram a UEPS por meio de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino aprendizagem. Após a formação dos professores houve sugestões para melhoria do mural interativo do padlet, que foi aprimorado agregando-se hipertextos e hiperlinks e material complementar para contribuir com a Aprendizagem Significativa, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar