Banca de DEFESA: LUCÉLIA SANTANA TORRES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCÉLIA SANTANA TORRES DA SILVA
DATA : 15/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - SALA DE AULA DO PROFCIAMB
TÍTULO:

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA CRÍTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

UEPS, Aprendizagem Significativa, Sustentabilidade Alimentar, Formação de Professores.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Educar para a sustentabilidade alimentar é superar a cultura de uma alimentação pobre em nutrientes e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente. Atenuar os impactos de produção e consumo como proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende de grandes mudanças no Sistema Alimentar.  Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, bem como Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).  Nesse contexto as Unidades de Ensino Potencialmente Significativa Crítica (UEPS) são sequências de Ensino baseadas na Aprendizagem Significativa (AS) que podem contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos e na formação continuada de professores. o objetivo é usar a UEPS e o Padlet para o ensino da Sustentabilidade Alimentar na formação de professores e de alunos da Educação Básica. Na prototipação dos produtos técnicos e tecnológico (PTT)  realizou-se uma Pesquisa-Ação para aplicação de uma UEPS Crítica sobre Sustentabilidade Alimentar em duas turmas do 2º ano do Ensino Médido,  segundo os 8 passos da UEPS descritos por Moreira. Este tema faz parte da Trilha Pedagógica Meio Ambiente e Sociedade presente no Currículo do Novo Ensino Médio de Pernambuco. Na formação presencial de professores da Educação Básica também usou-se o Padlet como mural  virtual, dinâmico e interativo. Aplicação e validação dos PTT ( UEPS e Padlet) foi exitosa tanto para o grupo de alunos quanto para o de professores. Os alunos demonstraram indícios de Aprendizagem Significativa através da avaliação dos Domínios Ausubelianos e da Análise de Conteúdo dos textos produzidos nas 14 aulas. Enquanto que os Professorese elaboraram um mapa mental e validaram a  UEPS por meio  de um questionário, em que descreveram o caráter inovador e o impacto positivo que essa metodologia possui para a práxis ambiental e para o ensino aprendizagem.  Após a formação dos professores houve sugestões para melhoria do mural interativo do padlet,  que foi aprimorado agregando-se hipertextos e hiperlinks e material complementar  para contribuir com a Aprendizagem Significativa, UEPS e Sustentabilidade Alimentar. A versão final do padlet também foi validada por professores discentes do ProfCiamb e obteve uma excelente avaliação como um produto educacional inovador, fácil de ser aplicado e com possibilidades de trazer mudanças ao ensino da Sustentabilidade Alimentar


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.372.154-** - MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA - UFPE
Externa à Instituição - MARILIA REGINA COSTA CASTRO - IFPE
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 09:19
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