Banca de DEFESA: NEMILEIDE COSTA MATIAS

DISCENTE: NEMILEIDE COSTA MATIAS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA MULTIDICISPLINAR NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL

Conscientização, Educação Ambiental, Multidisciplinar

O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. E é de extrema relevância trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando através dos mais diversos conteúdos trabalhados nas disciplinas e uma dessas formas é a utilização de jogos, que consegue de forma lúdica transmitir diversos temas. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre reciclagem abordando os temas: reaproveitamento, meio ambiente e uma práxis consciente de forma multidisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, foi confeccionado tabuleiro, dado, cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios, experimentos, bem como orientações nas cartas trunfo. Pequenos objetos reciclados também foram utilizados na dinâmica do jogo. Manual, além das regras do jogo, as quais conduzem os participantes e o mediador durante todo o desenvolver da atividade. Produzido em sua maior parte com materiais reciclados com aplicação na escola da rede Estadual de ensino, Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo teve como base material rico em informações, associado a corrente ambientalista proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outras propostas.

Externa à Instituição - MARIA ISABELA DE ANDRADE PEREIRA
Presidente - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Interna - ***.332.134-** - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 10:05