Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ALVES PINHEIRO JUNIOR
DATA : 18/07/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS MOVIMENTOS DE MASSA.

GEOGRAFIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, AMBIENTE

A Geomorfofogia entendida como uma ciência geológico-geográfica que estuda as formas da superfície terrestre está inserida nos estudos geográficos na Educação Básica. Seus objetivos fundamentais são o conhecimento da superfície terrestre, a classificação do relevo a partir de sua origem, a determinação da idade do relevo e a história de seu desenvolvimento, além de dos atuais processos que modificam essa superfície. O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma Sequência Didática (SD) como possibilidade do ensino da Geomorfologia nas séries finais do Ensino Fundamental abordando conceitos e situações reais do dia a dia do alunado. A SD é entendida como um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. A produção do produto educacional em questão é de crucial importância, pois garante a possibilidade de uma educação significativa para o agente principal do processo de ensino-aprendizagem: o estudante. Conforme o quarto ponto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa garantir a todas as meninas e meninos [...] resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Presidente - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externa à Instituição - LUCIANA ASCHOFF COUTINHO
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 16:21