Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE JAILDO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE JAILDO PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

ARARIPE: Sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental na Chapada

Araripe, Sequência didática, Currículo, Professores, Educação ambiental

O referido projeto tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que serão construídas a partir de uma ferramenta participativa com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas serão desenvolvidas por professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas serão produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe, no lado pernambucano. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar, e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Será feito um levantamento de dados junto com professores para entender como eles planejam suas aulas, e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores serão selecionados os que mais surgirem como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. E apresentação de sugestões de sequências didáticas que serão desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, que atendam o caráter investigativo na construção do conhecimento e possam subsidiar as ações de melhorias de impactos ambientais. As mesmas ficarão hospedadas de forma virtual e física nos ambientes das referidas escolas. A fim de oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.

Presidente - 918.256.104-44 - ALINEAUREA FLORENTINO SILVA - EMBRAPA
Externo à Instituição - GUILHERME JOSE FERREIRA DE ARAUJO
Interno - 1130541 - LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 11:47