Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO INÁCIO TEIXEIRA PEREIRA DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO INÁCIO TEIXEIRA PEREIRA DE LUCENA
DATA : 25/06/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

CARTILHA “RIO CAPIBARIBE E SEU ESTUÁRIO” COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DESSES AMBIENTES

Cartilha. Rio Capibaribe. Estuário. Educação Ambiental.

As mudanças no mundo moderno causadas principalmente por fatores como a industrialização, globalização e alterações no padrão de consumo trouxeram alterações significativas no estilo de vida das pessoas, gerando cada vez mais impactos ambientais. O meio ambiente, caracterizado pelo conjunto de necessidades específicas de todas espécies conhecidas, só passou a ser visto como algo que precisa ser preservado a partir da década de 70, quando no início dessa mesma década foi realizada em Estocolmo na Suécia a primeira conferência internacional da ONU sobre o meio ambiente. A discussão sobre poluição em diversos âmbitos se fez necessária, principalmente a questão da contaminação e poluição das águas, visto que é um recurso utilizado na manutenção da vida humana, seja em aspectos domésticos, industriais, comerciais e até mesmo agrícola. Embora a oferta de água pareça ser infinita, existe uma limitação a este recurso, pois com o aumento populacional e crescimento da economia, o ciclo natural da água é menos respeitado, gerando como resultado a degradação e água imprópria para consumo. A utilização inadequada dos recursos naturais leva a desequilíbrios ambientais como secas prolongadas, períodos de estiagem mais longos e frequentes ou mesmo chuvas fortes, variando de acordo com os danos e as regiões afetadas, esses fenômenos são incontroláveis e têm impacto na quantidade e qualidade da água. Algo semelhante acontece na extensão do rio Capibaribe, apesar da contribuição socioeconômica do rio para Pernambuco, a intensidade deliberada do uso apresenta muitos problemas ambientais e hídricos, pois o rio acaba servindo como receptor da poluição por esgoto doméstico e industrial, resíduos sólidos e redução e remoção de matas ciliadas de mangue como consequência da ocupação de sua margem. Essas áreas dentro da capital Pernambucana fazem parte da zona de estuário do Capibaribe, que são zonas de transição marinha e terrestre que agregam valor aquisitivo concernente dos serviços aproveitados desse ecossistema como fonte de renda através de, principalmente, pesca e turismo, bem como papel ambiental de região como fonte de alimento abundante e berçário de várias espécies. Os rios urbanos são um espelho da ação antrópica, eles refletem a poluição como principal imagem de uma sociedade que não foi educada através dos princípios de sustentabilidade e da educação ambiental. Pode se perceber que com o decorrer do tempo os impactos ambientais se intensificaram e tomaram uma proporção de constância em diferentes regiões geográficas, no Capibaribe não sendo diferente evidenciamos a necessidade de programas e ferramentas que conscientizem a sociedade da importância desse tipo de habitat não só para espécimes que vivam nessa região, tão como para a população que de alguma forma tira proveito desse local, seja do ponto de vista extrativista, turístico e econômico. Tendo em vista que a educação escolar forma e constrói a consciência de diversos saberes do indivíduo e que há uma falta de práticas e instrumentos para trabalhar temas relacionados ao meio ambiente, foi proposto a criação de uma cartilha como ferramenta de educação ambiental, a fim de conscientizar estudantes referente a importância do rio e de sua zona estuarina.

Interno - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Presidente - 1247941 - LAURA MESQUITA PAIVA
Externo ao Programa - 2250781 - ROGER FAGNER RIBEIRO MELO
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 08:38