Aprendizagem significativa, Atmosfera, Poluição, Ciências Ambientais
Em 2019 aconteceu a Cúpula de Ação Climática, diversos líderes de governos nacional e local, sociedade civil, bancos e empresas, reuniram-se para desenvolver uma ação real em direção a uma economia resiliente de zero carbono até 2050. Após dois anos, O “The World Air Quality Index Project” em março de 2022, indicou o Brasil como a 38ª nação com o ar mais poluído do mundo, ficando atrás de países que compõem os continentes Asiático e Europeu. Partindo desta premissa, a proposta da UEPS é propor novos materiais de aprendizado uma vez que as ferramentas disponíveis e pesquisa para esta finalidade ainda são tímidas, e quando pensado em proposta de ensino, com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) são poucos os estudos publicados. Sendo assim será produzido um material inédito, de valor exponencial para o ensino da temática, ocorrendo a interdisciplinaridade. A UEPS estruturada em 5 blocos, percorrendo os seguintes caminhos: Levantamento prévio, situação problema introdutória, diferenciação progressiva, situação problema complexa e reconciliação. Para validação será necessário participação de professores graduados e que lecionem as disciplinas da grande área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e professores de ciências para o ensino fundamental. Além da análise de Bardhan das atividades entregues pelos estudantes.