Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DE FREITAS GILES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA DE FREITAS GILES LIMA
DATA : 27/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

GERENCIAMENTO, RESÍDUOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CARTILHA

A questão do correto gerenciamento do lixo é um assunto bastante relevante para ser trabalhado na escola, visto que práticas cotidianas de consumo dos diversos tipos de materiais existentes, contribuem para a degradação ambiental. Por cada escola passam diariamente centenas de pessoas que descartam diversos tipos de materiais. Para promover a responsabilidade ambiental dos atores da escola e assim possibilitar que essa atitude se replique em outros setores da sociedade, é importante que cada instituição construa e aplique um plano de gerenciamento e manejo adequado de seus resíduos. Para tal, é importante inserir o plano de gerenciamento de resíduos dentro dos conteúdos trabalhados, principalmente no contexto Inter e Multidisciplinar da Educação Ambiental (EA). A educação ambiental tem se tornado uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, pois trata de temáticas relevantes e significativas capazes de desenvolver a consciência crítica dos indivíduos em relação ao meio em que vivem. O consumo diário de produtos industrializados é responsável pela crescente produção de lixo, de modo que é imprescindível que a escola tenha, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), um Plano de Gerenciamento dos seus Resíduos (PGR). Baseado nessa problemática, pode-se afirmar que o principal objetivo da educação ambiental dentro das escolas, a partir de um plano de gerenciamento de resíduos, é buscar soluções para os problemas ambientais existentes dentro e fora da escola, despertando a consciência ambiental de todos os indivíduos. Portanto, esta pesquisa visa a elaboração participativa, no contexto Inter e multidisciplinar, de um PGR em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. Com a participação de toda comunidade escolar, será produzida uma cartilha didática, como produto, que visa a inserção do PGR no currículo escolar. A cartilha será disponibilizada gratuitamente para download e poderá ser usada também por outras escolas, de modo a potencializar a prática docente através de atividades aplicadas e significativas à realidade dos estudantes, além de contar com propostas para diminuição do consumo e do descarte, bem como o gerenciamento dos resíduos produzidos na escola.

Externa à Instituição - WELKA PRESTON LEITE BATISTA DA COSTA
Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Interno - 1552236 - HELOTONIO CARVALHO
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 08:32