Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO RICARDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO RICARDO DA SILVA
DATA : 28/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

MAPA DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO CAPIBARIBE

Pegada ecológica. Água. Educação ambiental. Práticas pedagógicas.

Atualmente os recursos de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula. A necessidade por estes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias ativas e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo criar um mapa digital por meio da análise de impactos socioambientais evidenciados no espaço estuarino do Rio Capibaribe. Para isso utilizaremos a Teoria da Aprendizagem Significativa no desenvolvimento e avaliação da proposta. A pesquisa será realizada em uma escola no município de São Lourenço da Mata-PE, localizado na Região Metropolitana do Recife. Trata-se de uma cidade na qual é considerada um dos assentamentos urbanos mais antigos do Brasil, possuindo grande diversidade natural, econômica e cultural. Conhecido como “capital do Pau-Brasil” - através da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil – o município possui um grandioso recurso que contempla a região, a bacia do Rio Capibaribe, que contribui para valorizar mais ainda o ecossistema local além de fortalecer a economia local. Tal recurso vem sendo degradado constantemente através de práticas antrópicas, como por exemplo, a poluição da água. Sobretudo através de processos da urbanização. Inicialmente está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e estudos em pontos específicos da cidade às margens do rio com estudantes do ensino médio para mapear problemas socioambientais de grande repercussão na cidade, além de mostrar ideias que proporcionem a redução de impactos. A agricultura familiar é uma das atividades econômicas mais eminente na localidade, levando dependência do recurso fluvial para famílias, então também serão executadas ações necessárias para auxiliar profissionais da educação básica e também estudantes através de um produto técnico-tecnológico a ser desenvolvido para explicitar a importância das ciências ambientais, da pegada ecológica com práticas sustentáveis que visem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas. A prototipação do produto técnico e tecnológico será realizada mediante revisão bibliográfica, aplicação de questionário com o público alvo e criação do mapa digital como principal recurso didático. A validação do produto ocorrerá através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de formulários digitais com professores da educação básica de variados componentes curriculares, promovendo a interação e interdisciplinaridade para o ensino das ciências ambientais.

Externa à Instituição - BETANIA CRISTINA GUILHERME
Interna - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Presidente - 027.150.764-01 - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 08/04/2022 19:27