Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA MARQUES DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA MARQUES DUARTE
DATA : 18/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO ESCOLA E A COMUNIDADE, ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO: ESTUDO DE CASO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Jogo de tabuleiro pedagógico.

O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens, faz gerar resíduos que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base para o desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento destas habilidades. A pesquisa, de cunho quantitativo, foi realizada na Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e terá como produto final um jogo de tabuleiro pedagógico inclusivo sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico). A metodologia aplicada, consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. A próxima etapa será levantar quantitativamente os resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, seguido do debate com os alunos acerca de conceitos sobre esta temática. Posteriormente, será promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos, onde o aluno irá produzir um produto reciclável e poderá levar para sua residência. Por fim, será criado um jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, afim de verificar didaticamente a compreensão dos alunos a respeito desta temática.

Externa ao Programa - 2298830 - ANA MARIA MENDONCA DE ALBUQUERQUE MELO
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Presidente - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 14:25