Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA FLORENCIO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA FLORENCIO DE ALBUQUERQUE
DATA : 30/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

A CARTILHA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM DEFESA DO MANGUEZAL

Cartilha em Quadrinhos. Educação Ambiental. Manguezal. Conservação.

Vários são os instrumentos utilizados para o desenvolvimento da Educação Ambiental, entre eles pode - se citar a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs), considerada um material didático, lúdico, que pode ser utilizado como apoio em espaços formais e não - formais de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo geral desenvolver uma Cartilha em Quadrinhos, intitulada “Mangue Comics”, que versará sobre a importância e necessidade de conservação do ecossistema manguezal, e que servirá como instrumento para uma educação ambiental transformadora e para potencializar a aprendizagem significativa. Os objetivos específicos será fazer com que o estudantes que utilizem o material, assim como o público alvo - estudantes do 7º ano do ensino fundamental - possam compreender as principais características e dinâmica de funcionamento dos manguezais, associar as ODS’s aos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo manguezal para o alcance da agenda 2030, e analisar os impactos socioambientais, econômicos e culturais, causados devido à degradação do ecossistema manguezal pelo ser humano, tendo em vista que este ecossistema faz parte direta e indiretamente da vida dos Pernambucano, sendo Pernambuco, um estado litorâneo com presença marcante de manguezais, que servem como fonte de renda, segurança alimentar e subsistência para diversas famílias, além de vários outros serviços ecossistêmicos fornecidos. Para a Prototipação da Cartilha “Mangue Comics” será realizado levantamento bibliográfico e aplicação de questionário diagnóstico com o público alvo, criação de personagens e enredo para composição da história. A validação do Produto Técnico Tecnológico, a cartilha em quadrinhos, será realizada utilizando a abordagem metodológica quali - quantitativa, mediante aplicação de formulários digitais semi estruturados aos professores da educação básica, dos diversos componentes curriculares, através de grupos virtuais de professores e escolas, por meio do aplicativo whatsapp.

Presidente - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Interna - 1247941 - LAURA MESQUITA PAIVA
Externa à Instituição - VIRGINIA MICHELLE SVEDESE - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 15:36