Banca de DEFESA: ERIC BERNARDINO GADELHA ROCHA

DISCENTE : ERIC BERNARDINO GADELHA ROCHA
DATA : 28/02/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

Da Sucessão Ecológica à Tecnológica: aplicativo digital como divulgação de Sistemas Agroflorestais

Sistema Agroflorestal; Sustentabilidade; TDICs; Espaço digital; Gamificação.

Ações para o enfrentamento da crise ambiental vivenciada estão presentes em diversas conferências globais, em especial da Agenda Mundial organizada pela Cúpula das Nações Unidas em que deu origem a 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Com destaque a ODS 12, que propõe ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’, o presente trabalho foi norteado em busca de soluções sustentáveis para o ambiente, por meio da educação, ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAF são trazidos como resposta a essa demanda, fundamentada no cultivo de espécies agronômicas em conjunto com a construção de uma floresta, produzindo colheitas de forma sustentável e propõem manejos baseados na sucessão de espécies vegetais. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que simule o processo de sucessão ecológica em um Sistema Agroflorestal. O game para smartphones “Go.Floresta” foi desenvolvido na plataforma Unity, um software para o desenvolvimento e programação por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de códigos abertos e interface baseada em modelos Voxel, atribuindo noções de volume para pixels. Dada a partir da Agroflesta Experimental da UFPE - SAFe UFPE para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Com o intuito de cumprir com o rigor científico que uma investigação exige, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, tomando como referência as ideias de Lüdke e os critérios da CAPES. A proposta do jogo com o tema Permacultura e Desenvolvimento Sustentável foi simular o processo de recuperação sustentável de uma área degradada, por meio do plantio adequado de espécies vegetais. Propomos o uso do jogo trazendo princípios da gamificação como proposta para a alfabetização científica e sensibilização com desafios, estratégias e recompensas, onde o jogador recuperava uma área devastada através do plantio de novas espécies controlando a distribuição das plantas, realizando podas e trocas de sementes, assim como em uma agrofloresta. Portanto, consideramos o game Go.Floresta, como um recurso tecnológico de aprendizagem móvel, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes, promovendo o diálogo e engajamento nas atividades do game, que contribuem para o conhecimento sobre sucessão ecológica.

Externa à Instituição - FLÁVIA CAROLINA LINS DA SILVA
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Presidente - 027.150.764-01 - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 14:53