Banca de DEFESA: CAINA FERRAZ E SILVA

DISCENTE : CAINA FERRAZ E SILVA
DATA : 22/02/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

MANUAL TÉCNICO-PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: Uma ferramenta didática para o desenvolvimento da educação popular

educação popular. benefício socioambienta. tijolo ecológico.

A prática docente na educação não formal e na educação popular são tarefas cheias de nuances, pois podem abranger uma diversidade em idade do público, nível de escolaridade, ambientes de trabalho e assuntos abordados. O alcance de objetivos pedagógicos na educação não formal, não passa necessariamente pelo desenvolvimento curricular e por métodos didáticos bem definidos para o desenvolvimento e avaliação das atividades. Por isso, em atividades educacionais populares não formais, há uma carência de métodos e parâmetros didáticos que auxiliem os educadores e os educandos a alcançarem objetivos de aprendizagem. Neste âmbito das atividades pedagógicas se encontram as oficinas de educação popular que trabalham tecnologias sociais. As tecnologias sociais em si possuem grande potencial transformador e são ferramentas chaves para as classes populares. Porém, se o processo didático que envolve o ensino das tecnologias sociais não for suficientemente robusto, os objetivos de aprendizado podem ser prejudicados e assim também a multiplicação das mesmas. Assim, foi desenvolvido o “Manual Técnico-Pedagógico para produção de Tijolos Ecológicos”, o qual proporciona uma abordagem pedagógica dos tijolos ecológicos enquanto tecnologia social, bem como aborda os métodos didáticos para o pleno alcance dos objetivos de ensino e aprendizagem em atividades de educação popular. O tijolo ecológico pode ser uma valiosa ferramenta para a diminuição dos impactos ambientais gerados pela construção civil e,  se tratando de tecnologia social, exercendo também importante função na habitação social, ao promover autoconstrução e melhoria na qualidade das habitações populares. O presente Produto Técnico ou Tecnológico (PTT) foi desenvolvido com o objetivo de ser usado como ferramenta pedagógica no auxílio aos educadores e educandos que vivenciam a educação popular e a multiplicação de tecnologias sociais. É e esperado que o desenvolvimento desta ferramenta contribua com o fortalecimento de atividades didáticas em educação popular e a disseminação de tecnologias sociais de elevado benefício socioambiental, como são os tijolos ecológicos.

Interna - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Externo ao Programa - 057.364.764-01 - DOUGLAS CARVALHO FRANCISCO VIANA - UFPE
Presidente - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 16:21