Banca de DEFESA: JOSE MACIO RODRIGUES RIBEIRO

DISCENTE : JOSE MACIO RODRIGUES RIBEIRO
DATA : 28/01/2022
LOCAL: ambiente virtual - Google meet

APLICATIVO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências Ambientais

acessibilidade; educação inclusiva; ensino remoto; horta; sustentabilidade

A inclusão educacional vem superando barreiras diante do desafio de alcançar uma educação de igualdade para todos. Crianças com deficiência devem desde cedo conviver com outras crianças típicas, isso traz benefícios não só para si mesmas, como também para as outras crianças da escola. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo como ferramenta de tecnologia assistiva no ensino de Ciências Ambientais. Esta pesquisa encontra em seu caminho diversas formas de reflexão sobre a educação, especialmente no Ensino de Ciências Ambientais, passando por alguns temas para alcançar a utopia que é a inclusão dos estudantes da educação inclusiva na escola de forma cooperativa, tendo o manejo de recursos naturais envolvidos numa horta. A partir de uma pesquisa aplicada de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa desenvolvida na Escola Cônego Eugênio Vilanova, Gravatá-PE. O aplicativo “Minha hortinha” desenvolvido na plataforma Fábrica de Aplicativos disponibiliza conteúdo e interatividade sobre horta, reciclagem, economia de água, alfabetização e inclusão. E uma vez que a educação inclusiva nas escolas tem sido um desafio para os professores, que em sua maioria tem dificuldades de trabalhar com os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências, com uma limitação de ferramentas digitais, o aplicativo desenvolvido traz de forma interdisciplinar várias atividades adaptadas para estudantes do Ensino Fundamental - Anos iniciais que fazem parte da inclusão, tendo em foco o ensino de Ciências Ambientais, no entanto, podem-se trabalhar outros componentes curriculares, promovendo um ensino de forma integrada.

Externo à Instituição - JAIRO LIZANDRO SCHMITT
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Presidente - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/01/2022 22:53