Banca de DEFESA: SILVANIA MIRANDA FERREIRA FIGUEIROA

DISCENTE : SILVANIA MIRANDA FERREIRA FIGUEIROA
DATA : 04/12/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - MEET

JOGO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

QUIZZ. RIO CAPIBARIBE. RESÍDUOS SÓLIDOS.

Urge a necessidade de encontrar soluções para uma interação menos destrutiva dos seres humanos com o meio ambiente. Formar cidadãos e cidadãs é um dos objetivos da educação. Desenvolver na escola temas voltados à sustentabilidade é uma forma de conscientizar os estudantes quanto à sua participação e responsabilidade no que tange aos problemas ambientais. Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas didáticas para atender os estudantes nativos da internet é um caminho promissor no processo de ensino aprendizagem. Com o crescente uso dos jogos digitais na escola, a integração do conhecimento e o lúdico promove no estudante maior prazer em estudar.  Sendo assim, este projeto objetivou desenvolver um jogo digital, tipo quiz, com a finalidade de propiciar a sensibilização dos estudantes em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos no rio Capibaribe.  O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, dando enfoque na coletiva seletiva e os 3R’s, como também nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa de campo e de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os estudantes do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, localizada na região metropolitana do Recife. Para a validação do jogo didático e sua importância no contexto escolar, um questionário foi aplicado com os educadores.  Desta forma, espera-se que o jogo venha contribuir no processo de ensino e aprendizagem como mais uma ferramenta didática que promova o entendimento de temas e práticas que possam proporcionar aos estudantes, um novo olhar sobre os problemas ambientais que os envolvem, e que de forma critica e participativa possam construir uma interação mais harmoniosa com o meio ambiente.

Interno - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externo à Instituição - JADSON DIOGO PEREIRA BEZERRA
Presidente - 1247941 - LAURA MESQUITA PAIVA
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 15:40