Da sucessão ecológica à tecnológica: Construção e avaliação de um jogo apresentando uma Agrofloresta digital
Sistema Agroflorestal; Sustentabilidade; TDICs; Espaço digital; Gamificação.
Em virtude do desenvolvimento humano que, por décadas, foi desvinculado de princípios que envolvam a saúde ambiental, social e humana, conferências foram envolvendo interesses em comum para cuidado com o ambiente e as futuras gerações. Envolvendo a sustentabilidade como eixo de diálogo, temos então a Conferência de Estocolmo e o Encontro Internacional em Educação Ambiental, que posteriormente culminaram na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS; propostos pela ONU em 2015, como uma tentativa da humanidade de retratar os problemas gerados. Dentre as ODSs, o objetivo 12 propõe “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Entre as formas de desenvolvimento envolvendo a sustentabilidade com o planeta, os Sistemas Agroflorestais podem fazer parte de processos de recuperação ambiental, além de respeitar a preservação da biodiversidade e promover uma agricultura de forma sustentável, diminuindo o distanciamento do ser humano com a natureza. Quando é relacionada à realidade dos estudantes, que neste trabalho, serão apresentados como “nativos digitais”, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC surgem como recursos integrativos à educação desses jovens, que devem ser utilizadas com reflexões sobre a sustentabilidade, as quais relacionam tecnologias com conteúdos especializados de áreas de ensino como as ciências ambientais. Desta forma, o presente trabalho propõe o desenvolvimento e a validação de um jogo para dispositivos Android com a proposta de gamificação no processo de sucessão ecológica, mimetizando a criação de um Sistema Agroflorestal utilizando técnicas da Permacultura.