Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA DE MORAES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA DE MORAES PEREIRA
DATA : 29/06/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - MEET

A importância do autocuidado para os profissionais de educação: construção de uma plataforma que auxilia no bem-estar dos docentes

qualidade de vida; professores; bem-estar docente

O papel do professor é de grande responsabilidade e importância social. Quando encontram condições coerentes para o trabalho, lidam de forma comprometida com o seu lecionar, deixando um legado imensurável para as próximas gerações. Porém, trabalhar como docente tem se tornado uma tarefa muito árdua, que requer persistência, resiliência e criatividade. Esse estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico das condições de trabalho e de saúde física, emocional e mental de professores da rede pública e privada em todo o Brasil (do ensino básico ao superior), bem como avaliar como tais condições foram alteradas pelas mudanças ocasionadas pela pandemia da COVID-19, potencializada no ano de 2020. Os professores foram convidados, via whatsapp e facebook, a responder um questionário no Google Formulário com 36 perguntas sobre os temas acima. Nós recebemos respostas de 118 professores (75.22% do gênero feminino), sendo 78 da rede pública, 26 da rede particular, 9 de ambas as redes, 4 de associações e 1 escola pública conveniada. A maioria dos respondentes lecionam em escolas localizadas no estado de Pernambuco. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, pressões dos pais, desvalorização social, falta de material adequado, ausência de um ambiente escolar estruturado e saudável, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos e meditações) são alguns contextos diários e desafios relatados pelos participantes. Há uma harmonização entre as atividades pessoais e de trabalho quando o participante se encontra realizado e contente com a sua profissão e local de trabalho. Existe, na maioria dos participantes, uma relação com a despersonalização/desrealização pessoal e a falta de envolvimento com o trabalho, causando uma exaustão emocional (o que podemos chamar de síndrome de Burnout). A pandemia trouxe medo e insegurança para alguns participantes, por outro lado, para outros trouxe maior organização e disponibilidade de tempo, favorecendo na realização de hábitos mais saudáveis. Observa-se que quando a emoção e a mente se encontram saudáveis, os hábitos e a saúde física acompanham o mesmo ritmo, mesmo com os efeitos da pandemia e as dificuldades escolares, conseguindo administrar melhor o tempo e suas escolhas. Esses resultados serão usados para a criação de uma plataforma online que contribua para o bem estar docente. Serão apresentadas atividades (as quais foram sugeridas pelos próprios participantes) como yoga, meditações, cursos de Formações, encontros sobre Constelação Familiar, ambientes de trocas, podcasts, entre outras atividades, colaborando para a saúde física, emocional e mental dos professores. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando objetivos emergenciais, como as necessidades ambientais, a transformação e emancipação social.

Externa à Instituição - BETANIA CRISTINA GUILHERME
Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Interna - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 14:53