Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISTELA SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARISTELA SOUZA DA SILVA
DATA : 28/06/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - MEET

Conservação do Ambiente Marinho: blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação do sujeito ecológico

Ambiente virtual de aprendizagem. Ambiente marinho. Resíduos sólidos. Água.

A conservação do ambiente marinho é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, principalmente porque encontra-se cada vez mais ameaçado pelo descarte desenfreado dos resíduos sólidos. Formar sujeitos ecológicos para atender essa demanda é de extrema importância, para isso este projeto de atuação terá como objetivo geral a produção de um blog como recurso tecnológico interdisciplinar, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodológica adotada será qualitativa do tipo pesquisa participante e será aplicada na escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar no município do Paulista/PE e validado com os estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental. Inicialmente está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica para delimitar as correntes filosóficas que nortearão os conteúdos presentes no produto proposto e para busca de tutoriais que orientem sua construção. Para isso houve um encontro remoto com os estudantes no qual, foi apresentada a temática da pesquisa e o produto educacional, posteriormente, foi aplicado um pré-teste, utilizando o Google forms, composto por 8 perguntas semiestruturadas com intenção de conhecer as percepções e contribuições dos estudantes em relação a construção do blog. Criar ambientes virtuais de aprendizagem se tornou uma necessidade de extrema urgência para o processo de ensino e aprendizagem, devido ao cenário pandêmico que tornou imprescindível a transição das aulas presenciais para as aulas remotas. Com este propósito, consideramos que o blog, como ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, oportuniza o docente a interagir com seus estudantes e os demais leitores, promovendo o diálogo, a publicação e autoria de textos, fotos, músicas, atividades, planos de aula, entre outras ações educativas.

Externa à Instituição - FLÁVIA CAROLINA LINS DA SILVA
Interna - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Presidente - 027.150.764-01 - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 27/06/2021 17:26