Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA NINIVE CAVALCANTI FERNANDES B

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLA NINIVE CAVALCANTI FERNANDES B
DATA : 30/06/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - MEET

“Ser hUMano é Ser NATUREZA”- CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA EGRESSOS E MESTRANDOS DO PROFCIAMB UFPE

Palavras- chave: Agrofloresta. Educação. Capacitação Profissional. Tecnologia. Natureza

Este trabalho pretende criar um curso de formação profissional que aborda uma relação mais sensível e humana afetiva com a natureza. O curso será online para egressos e mestrandos do PROFCIAMB UFPE com finalidade de inspirar mudança de visão de mundo e comportamento do educador em relação ao contexto sócio ambiental na pandemia e no pós-pandemia. Este curso será lançado pelo Coletivo Safe UFPE no site: INÍCIO | SAFe UFPE (coletivosafe.org) e ocorrerá na plataforma Moodle da USP (PROFCIAMB - Ambiente Virtual de Aprendizagem: Acesso ao site (usp.br), em julho e agosto de 2021, com auxílio de ferramentas digitais integrativas, disponíveis em versões gratuitas, sendo por acesso online ou baixadas em aplicativos. São elas: SYMPLA, GOOGLE DRIVE; GMAIL; YOUTUBE; MENTIMETER; PADLET; GOOGLE MEET; WHATSAPP; LISTA DE E-MAILS; CANVA E O JAMBOARD. O curso será dividido em 6 partes: Acolhimento, Módulos, Fechamento, Formulário de Pesquisa, Certificação e Bônus. A seção de acolhimento ao aluno consiste em um vídeo tutorial dando boas vindas e explicando o percurso do curso, bem como um manual sobre os processos avaliativos. Ademais vai conter informações sobre os quatro ENCONTROS ONLINES AO VIVO (pela plataforma MEET) na intenção de criar uma roda de conversa - “CIRANDA DE INSPIRAÇÕES AO VIVO” que contarão com a participação de convidados que vivenciam na prática conteúdos abordados ao longo do curso. Os módulos são: Módulo 1-Boas vindas! Módulo 2- O que a natureza te inspira? Módulo 3- Quem apresentou o mundo para nós? Módulo 4- Que crises estamos vivendo? Módulo 5- Como temos nos relacionado com o outro? Módulo 6- Como temos nos relacionado com o mundo? Módulo 7- A natureza que educa e transforma Módulo 8- O mundo pós pandemia será o mesmo? Módulo 9- O que minha trajetória de vida tem a ver com o educador que sou? Módulo 10- Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de dentro? Módulo 11- Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de fora? Módulo 12- E se... agroflorestar o mundo?. A seção “Chegamos ao fim?” é uma provocação para os alunos refletirem sobre a perspectiva de fechamento de ciclos. O formulário de pesquisa será criado no Google Formulários de acordo com as normas da CAPES para avaliação e validação de produtos técnicos e tecnológicos e incluído na Plataforma Moodle. O formulário será utilizado para avaliar e validar o curso baseado nos critérios da CAPES: 1)Impacto, 2)Aplicabilidade, 3)Inovação e 4)Complexidade. Os certificados serão emitidos pelo SYMPLA e o link para baixar o certificado será postado na plataforma MOODLE. O Bônus será o Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade, criado e editado no WORD, postado na plataforma ISSUU.COM para acesso dos alunos, bem como a criação de cartões criados e editados no CANVA, transformados em PDF intitulado “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS”, com o objetivo de aquecer a vida com músicas, poesias, fotos e atitudes mais sustentáveis para a mente, corpo e coração. O curso será finalizado em 2 meses para que os alunos consigam aproveitar melhor os conteúdos de cada módulo, bem como vivenciar as atividades de maneira fluida.

Interno - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externa à Instituição - EUZELINA DOS SANTOS BORGES INACIO
Presidente - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 27/06/2021 17:00