CARTOGRAFIA DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS ANTIRRACISTAS DO ‘BOI TIRA TEIMA’ DE CARUARU, PERNAMBUCO: EXPRESSÕES DE RAÇA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Raça; Subjetividades; Pedagogias culturais.
Como um origami que se dobra para, no fim, apresentar-se como um objeto artístico, esta pesquisa buscou cartografar as pedagogias culturais antirracistas do ‘Boi Tira Teima’, a partir da sua atuação cultural e social, revelando modos antirracistas de ser e existir ao longo dos seus cem anos de resistência cultural na cidade de Caruaru, Pernambuco. Objetivei, de modo geral, cartografar como se estabelece as pedagogias culturais antirracistas ao longo do tempo no âmbito do ‘Boi Tira Teima’ de Caruaru, Pernambuco, e para isso, aludo a transformação do papel em origami, relacionei o desenvolver deste pesquisar ao sensível, além de encontrar na cartografia (des)caminhos metodológicos para buscar compreender a transformação de um simples papel – a minha subjetividade, na produção de um origami, esta pesquisa. Como no origami, onde cada nova dobra nos surpreende com novas imagens, reflexões teóricas advindas das dobras das trazidas pelas/es/os autoras/es Stuart Hall (2006, 2013); Tomas Silva (2017); Marisa Vorraber Costa (2013); Ana Carolina Escosteguy (2014); Paula Andrade (2016); Nestor-Canclini (2019), levaram-me a refletir acerca dos estudos culturais e o papel da cultura na formação das identidades, assim como bell hooks (2019a, 2019b); Tânia Müllher (2017); Kabengele Munanga (2009, 2016, 2017); Achille Mbembe (2020), deram-me pistas para promover reflexões acerca das expressões de raça e produção de subjetividades.